Na Indonésia, continuamos dando suporte à resposta nacional a emergências, incluindo a pandemia de COVID-19 e um terremoto no oeste de Sumatra.  

 Desde 2018, Médicos Sem Fronteiras (MSF) administra programas em Banten e na capital, Jacarta, concentrando esforços na aproximação entre as comunidades locais e os prestadores de serviços de saúde e no fortalecimento de vínculos entre centros de saúde e escolas locais. O principal objetivo ao longo do ano de 2022 foi o de melhorar a qualidade e a disponibilidade de cuidados de saúde para adolescentes, por meio da realização de atividades de promoção e educação em saúde, bem como serviços médicos.  

 Como parte do projeto, apoiamos a equipe do centro de saúde na prestação de serviços de saúde voltados para adolescentes, e fortalecemos sua capacidade por meio de mentorias e treinamentos. Acreditamos que a oferta de serviços de saúde de alta qualidade para adolescentes começa por envolvê-los de forma significativa no processo, e conseguimos alcançar esse objetivo na Indonésia implementando uma abordagem baseada em pares.  

 No final de 2022, repassamos o projeto aos centros de saúde e comunidades locais e ao Ministério da Saúde.  

 Entre 2020 e 2022, MSF realizou atividades de capacitação para profissionais de saúde, voluntários de saúde, comunidades e outras organizações para responder à pandemia de COVID-19. Também doamos suprimentos de primeira necessidade, incluindo equipamentos de proteção individual e testes rápidos de antígeno.  

 As atividades de MSF voltadas para a COVID-19 terminaram em março, devido à redução do número de casos e da transmissão comunitária e à expansão da cobertura vacinal na Indonésia. No entanto, continuamos monitorando a taxa de transmissão, o número de casos e as mortes relacionadas à doença. Continuamos prontos a intervir, caso seja necessário, segundo o plano de contingência que preparamos. 

 Em 25 de fevereiro, quando um terremoto de magnitude 5,0 atingiu o distrito de West Pasaman, no oeste de Sumatra, nossas equipes ofereceram treinamentos em primeiros socorros psicológicos para a equipe do centro de saúde e apoio psicológico às pessoas afetadas pelo desastre.  

 No final do ano, lançamos o projeto E-Hub, que visa aumentar a capacidade de resposta a emergências dos nossos colaboradores e de outras organizações. Também trabalharemos com o Centro de Crise do Ministério da Saúde, atuando desde a estruturação da resposta local na área do desastre até a coordenação a nível nacional. 

 

Dados referentes a 2022

830

Consultas ambulatoriais

45 (posições equivalentes a período integral)

Número de profissionais

1,2 milhão de euros

Despesas

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