Equipes de MSF se deparam com barcos de migrantes no Rio Darien. Panamá, junho de 2021. © Sara de la Rubia/MSF

Em 2023, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou a responder às necessidades médicas das pessoas que cruzavam o Estreito de Darién, uma selva remota e sem estradas na fronteira entre a Colômbia e o Panamá. 

 Mais de 520 mil migrantes cruzaram o Estreito de Darién no ano passado1, em direção ao Norte, para o México e os Estados Unidos, em busca de uma vida melhor. Esse foi o maior número já registrado e mais que o dobro do número do ano anterior. 

Após negociações com as autoridades, as nossas equipes foram autorizadas a regressar à comunidade indígena de Bajo Chiquito. A primeira aldeia a que os migrantes chegam depois de cruzarem para o Panamá, uma viagem perigosa que pode durar 10 dias ou mais.  

Começamos imediatamente a apoiar o posto de saúde do Ministério da Saúde na aldeia, para que as vítimas e sobreviventes de violência sexual pudessem receber a atenção urgente que é fundamental para garantir um tratamento eficaz. Além de cuidar de centenas de vítimas, advertimos continuamente sobre o enorme aumento das agressões sexuais.  

Nossas equipes também prestaram cuidados médicos e psicológicos a pessoas vítimas de agressões físicas, ameaças e roubos por criminosos na selva. Alguns pacientes ficaram feridos enquanto viajavam pelo terreno traiçoeiro ou desenvolveram doenças de pele, gástricas ou respiratórias devido à falta de acesso a alimentos, água e abrigo. 

Havia muitos grupos vulneráveis entre os pacientes, incluindo crianças pequenas, adultos mais velhos e pessoas com deficiência ou doenças pré-existentes. 

Em 2023, 63% dos migrantes vieram da Venezuela, 11% do Equador e 8,9% do Haiti. Há também uma migração significativa de outros continentes, incluindo 8,15% da Ásia.  

Como em anos anteriores, apelamos publicamente aos governos da região para que garantissem rotas de migração seguras e tomassem medidas eficazes para proteger os migrantes da violência. 

Dados referentes a 2023

63.400

Consultas ambulatoriais

66

Equivalente em tempo integral

3.010

Consultas individuais de saúde mental

2,6 milhões de euros

Despesas

540

Pessoas tratadas por causa de violência sexual

Filtrar por