Após uma ausência de 17 anos, Médicos Sem Fronteiras (MSF) retornou ao Benim em 2022 para responder às lacunas na saúde causadas pela deterioração da situação de segurança no Norte do país.   

Abrimos um primeiro projeto no departamento de Couffo, no Sudoeste do país, para melhorar o acesso a serviços de saúde sexual, reprodutiva, obstétrica, materna e neonatal. Nosso objetivo é reduzir as doenças e mortes entre gestantes e recém-nascidos e proporcionar uma melhor continuidade dos cuidados entre a comunidade, os centros de saúde e o hospital na zona de saúde de Klouékanmè-Toviklin-Lalo.  

Em outubro, nossas equipes passaram a oferecer consultas para planejamento familiar, obstetrícia, serviços de pré e pós-natal, tratamento para sobreviventes de violência sexual e assistência ao aborto seguro para mulheres que o solicitaram. Também treinamos e supervisionamos profissionais de saúde e melhoramos a infraestrutura, construindo um depósito com ar-condicionado no hospital, para armazenar equipamentos médicos, e uma torre de água em um centro de saúde, para garantir aos pacientes acesso a água potável. 

Em 2022, realizamos mais duas ações exploratórias com o objetivo de abrir um novo projeto no Norte do país, que está sob risco de ataque de grupos armados não estatais há quase dois anos. 

 

Dados referentes a 2022

25 (posições equivalentes a período integral)

Número de profissionais

1.540

Consultas ambulatoriais

1,6 milhão de euros

Despesas

830

Partos assistidos, incluindo 190 cesarianas

2.530

Pacientes internados em hospital

Filtrar por