Você está aqui

Bolívia

Foto: Cecilia Rivero
Bolívia
Paises em que MSF atua

Na Bolívia, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continua a se concentrar na melhoria da saúde materna por meio de um projeto em El Alto, a segunda maior cidade.

A Bolívia tem a maior taxa de mortalidade materna da América do Sul e alguns dos piores indicadores de saúde de toda a região da América Latina e do Caribe.

Apesar dos investimentos em saúde pública nos últimos anos, o sistema nacional de saúde ainda não está equipado para enfrentar as necessidades da população. Em 2020, a situação piorou com o início da pandemia da COVID-19, especialmente em El Alto.

Desde 2019, MSF presta cuidados maternos em dois centros de saúde geral em El Alto. Esta cidade em rápido crescimento é o lar de quase um milhão de pessoas, a maioria das quais migrou do campo nos últimos anos. Em 2020, assistimos partos e, apesar da COVID-19, conseguimos manter serviços essenciais, como planejamento familiar e atendimento pré e pós-natal.

Como foram impostas restrições crescentes devido à pandemia, e as pessoas não conseguiram acessar aos centros, decidimos enviar equipes à comunidade para oferecer atendimento. Entre outubro e dezembro, realizamos 493 consultas de planejamento familiar nas comunidades.

Também realizamos consultas individuais de saúde mental, sessões de psicoeducação em grupo e atividades de promoção da saúde, incluindo palestras sobre saúde sexual e reprodutiva que atingiram quase 8.200 participantes. Além disso, nossas equipes ofereceram assistência médica e psicológica às vítimas de violência sexual e de gênero.

Para apoiar a resposta nacional à COVID-19, MSF treinou profissionais de saúde em medidas de prevenção e controle de infecções, detecção e tratamento. Também fornecemos medicamentos e equipamentos de proteção individual nos departamentos de La Paz e de Beni, nordeste do país.

Consultas de pré-natal
Consultas para serviços de contracepção
Partos assistidos
Pessoas receberam tratamento por violência sexual
2.370
1.140
930
90

MSF usa cookies neste site para melhorar sua experiência.
Saiba mais na

Política de Privacidade. Aceitar