Você está aqui

Bielorrússia

O médico Mikhail Khmyz e o assistente social Roman Kuchko no escritório de MSF em Minsk, na Bielorrússia. (Foto: Victoria Gendina/MSF)
Bielorrússia
Paises em que MSF atua

Médicos Sem Fronteiras (MSF) apoia o Ministério da Saúde da Bielorrússia no tratamento de pacientes com tuberculose multirresistente a medicamentos (TB-MDR).

A Bielorrússia está listada como um país de alta incidência de TB-MDR no Relatório Global de Tuberculose de 2018 da Organização Mundial da Saúde. Em 2018, apoiamos o Ministério da Saúde em três unidades de TB: em Minsk; no hospital municipal de TB em Volkovichi, na região de Minsk; e em Orsha, onde tivemos uma equipe de tratamento de TB resistente a medicamentos (TB-DR) para 22 presos de uma colônia penal, seis dos quais coinfectados com hepatite C, que receberam novos medicamentos com taxa de cura de 95%.

O foco de nosso programa em Minsk é apoiar a adesão ao tratamento para pacientes com histórico de uso de álcool e grupos marginalizados. Usando uma abordagem centrada no paciente, nossa equipe multidisciplinar ofereceu assistência psicossocial para ajudar na adesão durante todo o tratamento, realizando 2.225 consultas em 2018.

Até o fim do ano, 59 pacientes com TB-DR estavam em tratamento com novos regimes, contendo bedaquilina e/ou delamanida como parte do estudo observacional do projeto endTB.¹ Com 41 novos pacientes inscritos em 2018, o projeto  alcançou  a  meta  nacional  de 122 pacientes recrutados desde agosto de 2015.

Em 2018, também começamos a recrutar pacientes bielorrussos para o ensaio TB PRACTECAL, que pesquisa protocolos de tratamento de TB-MDR curtos e inovadores. Até o fim do ano, 20 pacientes haviam sido admitidos no estudo.

¹ Realizado em parceria com a Partners In Health e a Interactive Research and Development em mais de 17 países, o estudo observacional do projeto endTB visa a encontrar tratamentos mais curtos, menos tóxicos e mais eficazes e toleráveis para a TB-MDR.


 

Pacientes que começaram tratamento para TB-MDR
41

MSF usa cookies neste site para melhorar sua experiência.
Saiba mais na

Política de Privacidade. Aceitar