Tuberculose: nova abordagem melhora diagnóstico e tratamento de crianças em Serra Leoa

Método tradicional de testagem para tuberculose é desafiador para crianças pequenas, por isso MSF passou a utilizar uma nova abordagem.

Amostras para diagnóstico em hospital de Makeni. Serra Leoa, dezembro de 2023. © MSF/Ammar Obeidat

“Saí do meu vilarejo e trouxe meu filho para cá porque ele não estava melhorando”, diz Aruna, pai de Augustine, de 3 anos de idade. “Ele estava perdendo peso e tossindo muito. Ele transpira durante toda a noite – tanto que eu tenho que me levantar para enxugar seu suor. Ele é meu filho mais novo; tenho medo de vê-lo assim.”

Augustine foi diagnosticado com tuberculose (TB) no Hospital regional de Makeni, no distrito de Bombali, em Serra Leoa, que é apoiado por Médicos Sem Fronteiras (MSF). Juntamente com o tratamento da TB, ele está sendo alimentado com leite terapêutico especialmente formulado para tratar a desnutrição grave. “Desde que ele foi internado, as enfermeiras só têm lhe dado leite”, explica Aruna.

 

Desnutrição aumenta vulnerabilidade à tuberculose

Quando as crianças estão com desnutrição, seus sistemas imunológicos ficam comprometidos, o que as coloca em maior risco de desenvolver a tuberculose. A desnutrição é um problema em toda Serra Leoa, o que torna ainda mais importante estar atento aos sinais da doença em crianças.

O diagnóstico da tuberculose em crianças pequenas, no entanto, é particularmente desafiador, pois pode ser muito difícil para elas produzir a secreção nasal necessária para diagnosticar, pelo método tradicional, a TB nos pulmões, conhecida como TB pulmonar. Além disso, a tuberculose em crianças, mais frequentemente do que em adultos, pode estar localizada fora dos pulmões – uma condição conhecida como TB extrapulmonar. Obter amostras e resultados diagnósticos precisos para a TB extrapulmonar é ainda mais desafiador.

 


MSF tem trabalhado com o Ministério da Saúde de Serra Leoa por meio do Programa Nacional de Controle da Hanseníase e Tuberculose (NLTCP, na sigla em inglês) desde 2020. Um de nossos focos principais é melhorar o diagnóstico e o tratamento da TB em crianças. Nossas equipes trabalham no hospital de Makeni e em 12 locais de Terapia Diretamente Observada (DOT) localizados em clínicas do distrito de Bombali.

 

Novo método de testagem

Em 2022, MSF começou a implementar o uso de novas ferramentas para ajudar a diagnosticar a TB, de acordo com as diretrizes recém-lançadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas diretrizes incluem “algoritmos de decisão de tratamento”, usando amostras de fezes para testes moleculares ou amostras de urina para crianças que vivem com HIV. A equipe também estabeleceu um sistema eficiente de transporte de amostras dos 12 locais de DOT para o laboratório do hospital de Makeni, onde as amostras são submetidas a testes moleculares.

 

 

“Nós tratamos uma paciente de 3 anos de idade para TB, mas depois de completar o tratamento, sua mãe a trouxe de volta porque ela estava com sintomas de TB novamente”, contou a enfermeira de MSF Umu Amara, que trabalha no hospital de Makeni. “Fizemos um exame de fezes na criança e os resultados continuaram negativos para tuberculose. Como ela apresentava todos os sinais da doença e estava vivendo com HIV, fizemos o exame de urina, e os resultados mostraram que ela tinha TB.”

Assim como no caso de Augustine, um número alarmante de crianças com menos de 5 anos de idade que estão sendo tratadas para tuberculose apresenta desnutrição grave. A equipe de MSF no distrito de Bombali também oferece tratamento contra a desnutrição como parte de seu programa de TB pediátrica.

Quando os pacientes vêm para uma consulta em um dos locais de DOT no distrito de Bombali, o progresso do tratamento é verificado, e as prescrições de medicamentos para tuberculose são reabastecidas.

As crianças com desnutrição também recebem suprimentos de alimentos terapêuticos prontos para uso – sachês de pasta de amendoim enriquecidos com vitaminas e minerais usados para prevenir e tratar a desnutrição – que podem ser consumidos em casa. Isso reduz o número de consultas às quais os pacientes precisam comparecer, o que é fundamental em locais onde a unidade de saúde mais próxima fica a duas horas de viagem.

“Usando as novas ferramentas disponíveis, levando o tratamento para mais perto dos pacientes e também fornecendo apoio nutricional nos locais de DOT para crianças com desnutrição, conseguimos inscrever e tratar com sucesso um número significativamente maior de pacientes”, explica o líder da equipe médica de MSF, Jobin Joseph.

 

Dificuldades enfrentadas pelas crianças

“Sinto muita falta da minha escola e dos meus amigos”, diz Fatmata, de 14 anos de idade, que está em tratamento para a tuberculose. “Assim que eu ficar boa, voltarei para a escola.” Fatmata foi levada ao hospital de Makeni por sua avó, depois de apresentar sintomas, e foi rapidamente diagnosticada com tuberculose.

Devido ao longo curso do tratamento, que leva cerca de seis meses, crianças como Fatmata geralmente enfrentam períodos prolongados de afastamento da escola. Muitas também se veem isoladas de suas comunidades devido ao estigma contínuo em torno da doença.

 

Novo método amplia número de diagnósticos de tuberculose

Em 2023, um total de 2.148 pessoas com tuberculose sensível a medicamentos (isto é, que podem ser tratadas com medicamentos anti-TB de primeira linha) foram inscritas no programa de tuberculose no distrito de Bombali. Depois de implementar as novas ferramentas de diagnóstico, o número de crianças com menos de 15 anos de idade no programa de TB sensível a medicamentos aumentou substancialmente, de 31 em 2020 para 405 pacientes em 2023.

“Com o alto número de casos de TB em crianças que vemos em Serra Leoa, está claro que o NLTCP precisa de mais apoio do governo e dos doadores para ampliar e replicar esse modelo bem-sucedido de diagnóstico e tratamento de TB em todo o país”, diz o coordenador médico de MSF, Dr. Kennedy Uadiale. “Os programas de alimentação terapêutica também devem ser disponibilizados sistematicamente nos locais de DOT para promover melhores resultados de tratamento.”

MSF trabalha em Serra Leoa desde 1986 e atualmente oferece cuidados médicos em três distritos: Bombali, Tonkolili e Kenema. No hospital regional de Makeni, distrito de Bombali, as equipes de MSF apoiam o Ministério da Saúde no fornecimento de tratamento para pacientes com tuberculose resistente a medicamentos, além de trabalhar para melhorar o diagnóstico e o atendimento de adultos e crianças com tuberculose sensível a medicamentos em instalações de saúde primária em todo o distrito.

Nas cidades de Mile 91 e de Magburaka, no distrito de Tonkolili, as equipes de MSF trabalham com o Ministério da Saúde para oferecer cuidados médicos a mães e crianças nos centros de saúde locais e no hospital do distrito de Magburaka.

No distrito de Kenema, as equipes de MSF concluíram a construção, em 2019, de um hospital materno-infantil em Hangha, onde suas equipes oferecem cuidados obstétricos e neonatais de emergência; as equipes também oferecem cuidados de saúde gerais em vários centros de saúde locais administrados pelo Ministério da Saúde em todo o distrito de Kenema.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print