A tuberculose (TB) é o tema central do trabalho de Médicos Sem Fronteiras (MSF) no Tadjiquistão. Oferecemos cuidados integrais para crianças e adultos, com o objetivo de reduzir as taxas de incidência e mortalidade pela doença.  

Além do diagnóstico e do tratamento, oferecemos aconselhamento voltado para a adesão ao tratamento e educação em saúde para os pacientes, e defendemos a melhoria do acesso a cuidados de saúde em todo o país.  

Nossas equipes continuam implementando a abordagem inovadora chamada F-DOT (terapia de observação direta da família, em tradução livre para o português), que permite aos pacientes tomar a medicação em casa sob a supervisão de um familiar. Também fazemos o rastreamento de contatos de parentes de pacientes com TB e de pessoas no sistema prisional para garantir a detecção precoce e o tratamento da doença.  

Em 2022, MSF iniciou a triagem e o diagnóstico da tuberculose em várias colônias prisionais e em um centro de detenção onde ficam as pessoas que aguardam julgamento. Este serviço está disponível para todas as pessoas que entram e saem dessas instituições, incluindo detentos e trabalhadores do sistema prisional.  

Como parte do projeto “Zero TB” no distrito de Kulob, que visa demonstrar a viabilidade da erradicação da tuberculose, lançamos o estudo operacional SMARRTT (regimes totalmente orais de seis meses para tratamento da tuberculose resistente à rifampicina, em tradução livre para o português), após a conclusão bem-sucedida do ensaio clínico TB-PRACTECAL e a divulgação das recentes recomendações da Organização Mundial da Saúde de regimes totalmente orais e mais curtos para pessoas com tuberculose resistente a medicamentos.  

Em setembro, após confrontos violentos na fronteira entre o Quirguistão e o Tadjiquistão, enviamos uma equipe ao distrito de Isfara para apoiar os hospitais locais com a doação de suprimentos médicos e para distribuir alimentos e kits de higiene às pessoas deslocadas internamente.  

Dados referentes a 2022

75

Pessoas iniciaram o tratamento para TB-MDR

Filtrar por