Longo tratamento de tuberculose em Papua-Nova Guiné
Foto: Simon Ming/MSF

Na Papua-Nova Guiné, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continua concentrando esforços no fortalecimento da prevenção, da triagem, do diagnóstico e do tratamento da tuberculose (TB), uma das principais causas de morte no país.  

 Em 2022, nossas equipes continuaram colaborando com o programa nacional de TB no Hospital Gerehu, na capital, Port Moresby, tratando pacientes com TB sensível a medicamentos (TB-DS) e as formas resistentes a medicamentos (TB-DR), mais difíceis de curar. Em abril, concluímos a construção de uma nova clínica em Six Mile, no Nordeste da cidade, dedicada ao atendimento de pacientes com TB-DR. Além disso, fizemos visitas domiciliares a pacientes com dificuldade de acesso às nossas clínicas ou de adesão ao tratamento.  

 Para reduzir a taxa de prevalência de TB em Port Moresby, que é uma das mais altas do mundo, realizamos atividades de detecção de casos por meio de uma abordagem comunitária, para melhorar a detecção precoce. Também fizemos sessões de sensibilização em saúde para informar sobre a doença e explicar a importância da adesão ao tratamento em áreas da cidade consideradas de alto risco – principalmente bairros de baixa renda densamente povoados e com sistema de saneamento precário. Nossas equipes também ofereceram tratamento preventivo para TB para contatos próximos de pacientes confirmados com TB-DS.  

 Para pacientes com tuberculose multirresistente (TB-MDR), continuamos a implementação de regimes de tratamento exclusivamente orais, o que resultou numa melhor adesão ao tratamento, já que a alternativa elimina a necessidade de injeções diárias dolorosas e tem menos efeitos colaterais graves.  

 MSF está sempre buscando maneiras de reduzir o número de pacientes que interrompem o tratamento por meio da facilitação do processo, como, por exemplo, ajudando-os a tomar seus medicamentos de forma independente ou com a ajuda de um familiar. 

Dados referentes a 2022

12.900

Consultas ambulatoriais

1.190

Pessoas iniciaram o tratamento para tuberculose, incluindo 65 para TB-MDR

Filtrar por