Uma longa jornada de volta ao normal - Filipinas
Foto: Veejay Villafranca/MSF

MSF atua para reduzir a alta prevalência de tuberculose (TB) nas Filipinas. Em 2024, nossas equipes também prestaram assistência a comunidades afetadas por tufões e inundações. 

 

A prevalência de TB nas Filipinas está entre as mais altas do mundo, sendo uma das principais causas de morte no país. Ao longo de 2024, MSF manteve suas atividades em Tondo — uma área densamente povoada e marcada por condições precárias na capital, Manila — com foco na detecção ativa de casos. Nossas equipes administraram uma clínica móvel de raios X equipada com uma ferramenta de diagnóstico assistida por inteligência artificial, facilitando a triagem rápida e o diagnóstico precoce. O objetivo é rastrear a população, identificar contatos de casos positivos e encaminhar os pacientes diagnosticados com TB para centros de saúde locais. 

Para melhorar o tratamento, a adesão dos pacientes e os resultados clínicos, MSF organizou um modelo de cuidado comunitário, incluindo visitas domiciliares e acompanhamento contínuo. Também oferecemos tratamento preventivo contra TB aos contatos próximos de pacientes com diagnóstico confirmado — com ênfase especial em crianças, por estarem mais expostas ao risco de desenvolver formas graves da doença. 

Alguns pacientes diagnosticados em nossas atividades de rastreio não conseguiram iniciar ou continuar o tratamento pela escassez recorrente de medicamentos ou pela impossibilidade de arcar com os custos do tratamento. Em agosto, para enfrentar esse problema, MSF apoiou o Departamento de Saúde de Manila com a doação de medicamentos contra a TB, ao mesmo tempo que defendeu um sistema sustentável de aquisição desses medicamentos. 

Ao longo do ano, nossas equipes também lançaram diversas respostas de emergência. Em 14 de setembro, um incêndio de grandes proporções atingiu Manila, afetando mais de 2 mil famílias. Muitas pessoas perderam suas casas e pertences pessoais. Em resposta, MSF doou medicamentos, materiais para curativos — como bandagens e produtos antissépticos —, além de sais de reidratação oral. 

As Filipinas há muito são reconhecidas como um dos países mais vulneráveis a eventos climáticos extremos. No entanto, a temporada de tempestades de 2024 foi particularmente severa: seis tufões atingiram o país em um período de apenas 30 dias, a partir do final de outubro. No rescaldo da severa tempestade tropical Trami e do supertufão Man-yi, nossas equipes chegaram rapidamente aos distritos mais afetados para prestar cuidados de saúde básicos, distribuir suprimentos essenciais, como água potável e kits de higiene, e monitorar o risco de doenças transmitidas pela água. 

Dados referentes a 2024

21.400

Consultas ambulatoriais

1,6 milhão de euros

Despesas:

630

pessoas iniciaram tratamento para TB, incluindo 21 casos de TB-MDR

54

Equivalente em período integral

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​