Na Belarus, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou apoiando o programa nacional de tuberculose (TB), oferecendo assistência médico-humanitária a pessoas em deslocamento. 

Em 2022, nossa equipe na capital, Minsk, concluiu a fase final do estudo clínico TB-PRACTECAL, que foi realizado em sete localidades em diferentes regiões do mundo e teve como objetivo identificar um novo regime de tratamento para pacientes com TB multirresistente (TB-MDR). Esse regime, mais curto e totalmente oral, mostrou-se mais tolerável e mais eficiente. Em maio, a Organização Mundial da Saúde publicou um comunicado com orientações sobre o tratamento da TB-MDR, recomendando o uso programático do regime TB-PRACTECAL em substituição aos regimes mais longos existentes. Nossas equipes apoiaram a implementação do novo regime na Belarus como parte do ensaio operacional SMARRTT (sigla em inglês que, em tradução livre para o português, significa “regimes totalmente orais de seis meses para o tratamento de tuberculose resistente à rifampicina”), com 300 pacientes inscritos no programa até o final de outubro. 

Além disso, demos continuidade ao trabalho que vem sendo realizado no sistema penitenciário, apoiando o tratamento de hepatite C e tuberculose e, em um dos locais, oferecendo cuidados de saúde mental.  

Ao longo de 2022, milhares de pessoas continuaram viajando para a Belarus na esperança de chegar à União Europeia. Nossas equipes ofereceram assistência médico-humanitária a pessoas que se feriram ao tentar a travessia ou depois da exposição às condições climáticas adversas da área de floresta da fronteira. MSF continua chamando a atenção para a situação das pessoas em movimento e pedindo maior assistência humanitária para elas. 

 

 

Dados referentes a 2022

23

Pessoas iniciaram tratamento para TB-MDR

1,3 milhão de euros

Despesas

340

Pessoas iniciaram o tratamento para TB multirresistente (TB- MDR)

29 (posições equivalentes a período integral)

Número de profissionais

Filtrar por