Na Bielorrússia, Médicos Sem Fronteiras (MSF) apoiou a introdução de um novo regime de tratamento da tuberculose (TB) mais seguro. Também prestamos assistência médica e humanitária aos migrantes que tentavam chegar à União Europeia. 

Em 2023, nossa equipe na capital, Minsk, continuou fornecendo apoio técnico e assistência ao programa nacional de TB. Após a publicação das diretrizes atualizadas da Organização Mundial da Saúde (OMS) em dezembro de 2022, que recomendavam o uso programático de um novo regime de tratamento totalmente oral de seis meses para TB multirresistente, MSF apoiou sua implementação em todo o país. 

 

Também continuamos a apoiar o tratamento da hepatite C no sistema penitenciário, usando medicamentos novos e mais eficazes e treinando a equipe médica no diagnóstico e tratamento da hepatite C crônica. 

 Desde outubro de 2021, as nossas equipes médicas têm apoiado pessoas em movimento em diferentes partes do país, incluindo nas zonas fronteiriças entre a Bielorrússia e a União Europeia, prestando assistência humanitária e facilitando o acesso a cuidados médicos e de saúde mental. 

 Após dois anos destas atividades, MSF descobriu que as necessidades médicas das pessoas em deslocamento eram superadas pelas suas necessidades de proteção e apoio jurídico, que exigem a experiência de organizações especializadas. Tomamos, portanto, a difícil decisão de encerrar as nossas atividades na Bielorrússia. 

 

 

Dados referentes a 2023

220

Iniciaram o tratamento para TB multirresistente (TB- MDR)

1,7 milhão de euros

Despesas

37

Posições equivalentes a período integral

Filtrar por