Medical staff talks with a patient and walking during the medical round in the isolation area of the medical center.

As principais prioridades de MSF no Benin são o aprimoramento da saúde materno-infantil e o combate à malária, uma das principais causas de morte no país. 

 

Desde 2023, temos implementado um projeto no departamento de Atacora, no norte do Benin, com o objetivo de fortalecer as competências das equipes de saúde e melhorar as instalações médicas, com foco no tratamento da malária e na resposta a emergências. 

Nossas equipes prestaram apoio à zona de saúde Tanguiéta-Matéri-Cobly — especificamente ao centro de saúde de Dassari, próximo à fronteira com Burkina Faso —, por meio do fornecimento de tratamento contra a malária e suporte nutricional para gestantes e crianças menores de 5 anos. Em outubro, ampliamos essas atividades para os centros de saúde de Matéri, Cobly e Pétinga. Essa região do Benin é alvo recorrente de ataques perpetrados por grupos armados não estatais, além de confrontos violentos entre agricultores e pastores, resultando em perdas de vidas e deslocamentos forçados. Em 2024, tratamos pacientes com ferimentos por violência e oferecemos apoio a pessoas deslocadas de Gouandé e Koutoucondica, por meio da distribuição de itens essenciais, como utensílios de cozinha e kits de higiene. 

No sul do país, o projeto de saúde sexual e reprodutiva que estamos desenvolvendo desde 2022 na zona de saúde Klouékanmè-Toviklin-Lalo continua a ampliar o acesso a serviços de planejamento familiar, cuidados de aborto seguro e tratamento para vítimas de violência sexual. Em 2024, também prestamos apoio à Autoridade Nacional de Transfusão Sanguínea do Couffo, por meio da doação de um equipamento de testes Elisa — ferramenta utilizada em exames de sangue — e da criação de comitês de doadores voluntários, com o objetivo de reduzir as mortes maternas e neonatais. 

Além disso, lançamos respostas de emergência para assistir as populações afetadas pelas inundações em Lalo e Karimama e pelas epidemias de cólera em Adjahonmè e Abomey-Calavi. 

 

Dados referentes a 2024

41.200

Consultas ambulatoriais

3,4 milhões de euros

Despesas

16.700

casos tratados por malária

4.350

partos assistidos

104

Equivalente em tempo integral

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​