Os pacientes levam seus filhos para exames regulares em clínica comunitária no centro comunitário Ezequiel Zamora, localizado na fronteira com a Colômbia, no estado venezuelano de Táchira. Venezuela, abril de 2022. © Matias Delacroix

Na medida em que a crise política e econômica continuou deixando milhares de venezuelanos sem acesso a cuidados de saúde em 2002, Médicos Sem Fronteiras (MSF) ampliou seu apoio a unidades de saúde em todo o país.  

Muitos hospitais na Venezuela enfrentam dificuldades para se manterem funcionais, devido à falta de pessoal, medicamentos, suprimentos, equipamentos médicos e acesso a serviços básicos, como água. Em 2022, as equipes de MSF apoiaram a provisão de cuidados em 29 unidades de saúde pública em cinco estados – Amazonas, Anzoátegui, Bolívar, Delta Amacuro e Táchira – e na capital, Caracas.  

Grande parte do nosso trabalho esteve concentrado no fortalecimento da infraestrutura de hospitais e postos de saúde, principalmente no que diz respeito ao abastecimento de energia, gestão de resíduos, água e saneamento. Também fornecemos medicamentos e suprimentos médicos, além de treinamento para seu uso adequado.  

Nosso principal objetivo foi melhorar a oferta de serviços médicos básicos e especializados em áreas como atenção a emergências, triagem de COVID-19, saúde sexual e reprodutiva, imunização e tratamento para sobreviventes de violência sexual. A promoção de saúde e o apoio à saúde mental também foram componentes importantes de nossos projetos. 

Nos estados de Anzoátegui e Bolívar, continuamos trabalhando para reduzir a alta incidência de malária, concentrando esforços no diagnóstico e no tratamento precoces, controle de vetores e promoção de saúde. Essas intervenções resultaram em uma redução significativa do número de casos, em comparação com anos anteriores.  

Em julho de 2022, inauguramos um novo projeto no Delta Amacuro, uma região de difícil acesso e cortada por muitos rios e hidrovias, para prestar assistência médica básica às comunidades remotas, principalmente indígenas, que vivem ali.  

Enquanto isso, concluímos nossos projetos em Caracas e Táchira, tendo alcançado nossos objetivos de projetar e implementar sistemas de triagem para pacientes com COVID-19 em unidades de saúde, aumentar a capacidade das consultas ambulatoriais e integrar uma abordagem de saúde mental às consultas médicas. Em Táchira, também oferecemos atividades de educação em saúde comunitárias, implementadas juntamente com as próprias, comunidades e fortalecemos os sistemas de referência. 

Dados referentes a 2022

27.900

Consultas de planejamento familiar

170

Pessoas tratadas por causa de violência sexual

1.580

Casos tratados por malária

1.500

Consultas individuais de saúde mental

Filtrar por