Você está aqui

Somália

Enfermeira alimenta criança que foi admitida com desnutrição aguda grave no hospital apoiado por MSF em Puntland, na Somália. (Abdikarim Tahir/MSF)
Somália
Paises em que MSF atua
Desde que retornou à Somália, em 2017, Médicos Sem Fronteiras (MSF) aumentou continuamente o apoio às unidades de saúde em diferentes áreas do país.
Após uma ausência de quase quatro anos por causa de ataques extremos à nossa equipe, nosso objetivo é garantir que as pessoas tenham acesso à assistência médica em áreas onde as necessidades são críticas, mas as condições de segurança nos permitam atuar.
 
Em 2018, continuamos a apoiar serviços de nutrição, pediatria e emergência no hospital regional de Mudug, em Galkayo do Norte, e também oferecemos assistência humanitária em acampamentos em Galkayo.
Em maio, iniciamos o apoio ao hospital regional da Baía, em Baidoa, uma  instalação de referência para todo o estado do sudoeste, para atender às necessidades de saúde de mulheres e crianças. A mortalidade materna e o número de natimortos permanecem altos na região, em grande parte em razão de as mulheres com complicações na gravidez chegarem tarde demais até nós.
 
Até o fim de 2018, nossa equipe em Baidoa tinha assistido 690 partos, incluindo 110 cesarianas. Nosso apoio será estendido aos serviços pediátricos do hospital, bem como à realização de  sessões de  educação e conscientização da comunidade sobre saúde, atividades de vigilância sanitária e encaminhamentos hospitalares.
 
Além dos projetos de longo prazo, realizamos inúmeras ações específicas em toda a Somália em 2018, enviando
equipes para oferecer cuidados nutricionais em Doolow e Dhusamareeb, apoiando a assistência pediátrica e preparando-nos para surtos de doenças em Dhobley, Bardhere e Garbaharey, estado de Jubaland. Em colaboração com agências locais, MSF também realizou cirurgias de catarata em Erigavo, Las Anod, Buhodle, Galkayo, Baidoa e Bardhere.
 

MSF atua no país desde 1979.
 

Dados de 2018:

Consultas ambulatoriais
86.600

MSF usa cookies neste site para melhorar sua experiência.
Saiba mais na

Política de Privacidade. Aceitar