Você está aqui

Peru

Equipes de MSF prestando atendimento a pacientes com COVID-19 no hospital Antonio Lorena, Cusco, Peru. Foto: Clément Locquet/MSF
Peru
Paises em que MSF atua

Em 2020, Médicos Sem Fronteiras (MSF) voltou ao Peru pela primeira vez em mais de uma década para ajudar o Ministério da Saúde a responder à pandemia da COVID-19.

Em meados de maio, o país havia notificado mais de 70 mil pessoas confirmadas com o novo coronavírus e, embora menos de 2.500 mortes tenham sido oficialmente notificadas, os números de excessivo de mortalidade alertaram para uma crise de saúde sem precedentes. As fronteiras foram fechadas, o estado de emergência foi declarado e uma quarentena rigorosa e o toque de recolher foram obrigatórios. Apenas três meses depois, em agosto, o número de casos confirmados ultrapassou meio milhão e mais de 26 mil pessoas morreram.

MSF trabalhou no Peru entre julho e outubro de 2020. Em colaboração com os serviços de saúde do País Basco na Espanha, enviamos uma equipe de médicos e enfermeiras experientes na gestão clínica de pacientes com COVID-19. O objetivo da nossa intervenção foi partilhar conhecimentos adquiridos durante as nossas respostas à COVID-19 noutros países e na gestão de epidemias, como a do Ebola.

Equipes especializadas foram enviadas aos hospitais Tarapoto, Huánuco e Tingo María nas regiões de San Martín e Huánuco, para apoiar os serviços de terapia intensiva, de emergência e de internação. Nesses hospitais, e em várias instalações nas regiões de Lima e Amazonas, MSF também ajudou a estabelecer zonas e circuitos segregados para reduzir o risco de contágio de profissionais de saúde e pacientes negativos para a COVID-19.

Nosso objetivo nas regiões do Amazonas e de Loreto era apoiar o sistema básico de saúde para garantir uma boa gestão clínica e promoção da saúde, acompanhamento de contatos e detecção de sintomas, evitando ao mesmo tempo medicamentos inadequados e risco de infecção para o pessoal. Treinamos a equipe e visitamos as unidades de saúde para assegurar que os serviços fossem devidamente adaptados.

Além disso, doamos medicamentos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e outros materiais médicos.

MSF usa cookies neste site para melhorar sua experiência.
Saiba mais na

Política de Privacidade. Aceitar