A situação de segurança permaneceu volátil no Mali no final de 2021, após o segundo golpe de Estado em nove meses e confrontos violentos persistentes entre grupos armados, milícias e forças militares. 

Em 3 de janeiro, perto do vilarejo de Bounty, um ataque aéreo militar francês atingiu um grupo composto em parte por civis, matando vários deles1, de acordo com a ONU e relatos de sobreviventes tratados por Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Douentza. Durante o encaminhamento dos feridos ao hospital de Sévaré, a ambulância de MSF que os transportava foi parada por milicianos armados que agrediram os passageiros; um dos feridos morreu no processo. Esse acontecimento chocante exemplifica a extrema tensão e a violência na região, que se intensificaram ao longo de 2021, assim como as dificuldades para fornecer ajuda humanitária imparcial. 

Além dos cuidados voltados para feridos de guerra, nossas equipes oferecerem uma variedade de serviços médicos, incluindo cuidados básicos e de saúde da mulher, atendimento pediátrico e cirurgia de emergência em Ansongo, Douentza, Tenenkou, Koro, Kidal, Founianke e Niono. 

Uma das nossas prioridades tem sido ampliar o acesso a cuidados de saúde por meio da ampliação das atividades protagonizadas pelas comunidades e de clínicas móveis, além de apoiar centros de saúde e hospitais. Respondemos às necessidades urgentes das pessoas forçadas a deixar suas casas com consultas médicas, fornecendo água e saneamento e outros itens essenciais, além de apoio à saúde mental. Para a maioria dos pacientes com malária e outras infecções, a ansiedade relacionada com suas condições de vida tem impacto significativo em sua saúde mental. 

A insegurança aumentou ainda mais no Sul, em partes da região de Sikasso, incluindo o distrito de Koutiala, onde administramos um programa de nutrição, que admite um grande número de crianças todos os anos. Na capital, Bamako, continuamos a proporcionar ou facilitar o acesso a exames, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e do colo de útero. Nossas equipes também trabalharam com o Ministério da Saúde na criação de uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama durante o “Outubro Rosa”, com o objetivo de incentivar o maior número possível de mulheres a serem examinadas. Além disso, apoiamos atividades relacionadas com a COVID-19, incluindo internação, rastreamento de contatos, acompanhamento domiciliar e promoção de saúde, em dois hospitais em Bamako. 

Dados referentes a 2022

1.750

Intervenções cirúrgicas

6.540

Crianças internadas em programas de nutrição ambulatorial por desnutrição aguda grave

600.500

Consultas ambulatoriais

194.500

Casos tratados por malária

Filtrar por