Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou prestando assistência a refugiados, solicitantes de asilo e migrantes sujeitos ao ciclo de abusos e encarceramento arbitrário massivo na Líbia. Muitos dos que tentaram fugir foram forçados a retornar. 

No oeste da Líbia, nossas equipes ofereceram cuidados médicos e de saúde mental a migrantes, refugiados e solicitantes de asilo em centros de detenção, identificando pessoas vulneráveis e encaminhando pacientes que necessitavam de cuidados especializados para hospitais em Trípoli. Desde fevereiro de 2021, houve relatos frequentes de incidentes envolvendo maus-tratos e violência nesses centros, resultando em graves danos físicos e psicológicos, alguns dos quais foram testemunhados em primeira mão por nossa equipe. Em 8 de abril, uma pessoa foi morta e duas ficaram feridas em meio a um tiroteio no centro de detenção de Al-Mabani. Em consequência desses incidentes, suspendemos as atividades nos centros de detenção de Al-Mabani e de Abu Salim entre junho e setembro. 

Mais de 621 mil migrantesi vivem em comunidades espalhadas por todo o país e são frequentemente submetidos a violência e prisões arbitrárias. Em outubro, pelo menos 5 mil pessoas foram violentamente cercadas em Trípoli pelas forças de segurança do governo e detidas em centros já superlotados. Por vários meses ao longo de 2021, equipes de MSF administraram clínicas móveis comunitárias em Trípoli, oferecendo cuidados básicos de saúde e fazendo o encaminhamento de migrantes vulneráveis. 

Em 2021, a guarda costeira líbia interceptou pelo menos 32.425 migrantes no Mar Mediterrâneo Central e os devolveu aos centros de detenção na Líbia. Nos pontos de desembarque, nossas equipes ofereceram primeiros socorros e cuidados médicos básicos, assim como encaminhamentos de emergência e acompanhamento de pacientes em estado crítico. 

Em outros lugares do país, equipes de MSF ofereceram serviços médicos e sociais para refugiados e migrantes em Zuwara, além de cuidados médicos gerais e encaminhamento de vítimas de tortura e tráfico de pessoas em Bani Walid. Também administramos um programa de tuberculose (TB) em Misrata e prestamos apoio ao programa nacional de TB com suporte técnico, diagnóstico, tratamento e aconselhamento para adesão, incluindo uma unidade de TB, até o momento em que as atividades e a administração da instalação de saúde foram retomadas pela força-tarefa de resposta à COVID-19 do Ministério da Saúde. 

Dados referentes a 2022

39.800

Consultas ambulatoriais

5.470

Consultas de pré-natal

280

Pessoas iniciaram tratamento para tuberculose (TB)

Filtrar por