Na Índia, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou oferecendo tratamento para pacientes com tuberculose resistente a medicamentos (TB-DR) e HIV, além de assistência médica e psicológica a pessoas afetadas por conflitos e violência.  

 Na capital, Nova Delhi, administramos uma clínica 24 horas para sobreviventes de violência sexual e de gênero. Em dezembro, organizamos um simpósio nacional pedindo melhor acesso a cuidados médicos e psicológicos para as sobreviventes.  

 Ao longo do ano, oferecemos apoio em saúde mental e psicossocial às pessoas afetadas pelo conflito na Caxemira e administramos clínicas móveis com cuidados de saúde primários para as comunidades em áreas remotas de Chhattisgarh. 

 Em Mumbai, a clínica de MSF se concentra no tratamento de casos complexos de TB-DR, incluindo formas da doença extensivamente resistentes a medicamentos, com combinações inovadoras de medicamentos. Para crianças com menos de cinco anos de idade, usamos regimes totalmente orais para evitar as dolorosas injeções.  

 Também trabalhamos com o Programa Nacional de Eliminação da Tuberculose e a Corporação Municipal da Grande Mumbai para reduzir as altas incidência e mortalidade por tuberculose na região. A nossa equipa coadministra um centro de TB-DR num hospital público e apoia no diagnóstico, tratamento, aconselhamento, promoção de saúde e acompanhamento em unidades de saúde básica.  

 Continuamos tratando pacientes inscritos no ensaio clínico endTB, que visa gerar mais evidências para tratamentos mais curtos, mais toleráveis e sem injeção para TB multirresistente.  

 Nosso projeto em Manipur implementa uma abordagem centrada no paciente para cuidar de pessoas que vivem com HIV, TB, TB-DR e Hepatite C. Transferimos muitos de nossos pacientes estáveis com HIV para instalações do Ministério da Saúde, o que nos permitiu concentrar esforços naqueles com coinfecções e complicações. Também administramos um centro de atendimento completo que oferece serviços abrangentes para usuários de drogas intravenosas em uma só visita à instalação.  

 Em um dos estados mais pobres da Índia, Bihar, oferecemos cuidados paliativos e essenciais à vida para pacientes com HIV avançado.   

 Nossa linha de telemedicina gratuita oferece apoio aos pacientes com diabetes para administrar sua condição. A Índia tem o segundo maior índice de diabetes no mundo, e a prevenção e o manejo da doença e suas complicações continuam sendo um grande desafio.  

Dados referentes a 2022

24.600

Consultas individuais de saúde mental

670

Pessoas tratadas por causa de violência sexual

4.770

Pessoas tratadas por malária

735 (posições equivalentes a período integral)

Número de profissionais

1.550

Pessoas iniciaram o tratamento para TB, incluindo 880 para TB-MDR

15,4 milhões de euros

Despesas

Filtrar por