The cholera treatment center in Aden city, Yemen.

No Iêmen, MSF continuou a prestar cuidados vitais às pessoas afetadas pelo conflito e pela instabilidade em curso. Também respondeu ao aumento significativo de doenças evitáveis por vacinação. 

 

O Iêmen está enfrentando uma das piores crises humanitárias do mundo, com milhões de pessoas deslocadas e necessitando de assistência. Em 2024, o aumento da violência armada após a guerra de Israel em Gaza impactou diretamente o país. 

A falta de cuidados de saúde em grandes áreas do país e a deterioração da situação econômica estão agravando as condições de saúde e de vida da população. Por causa do aumento da violência armada no Médio Oriente e da crise em curso no mar Vermelho, infraestruturas essenciais, como o porto de Hodeidah, o aeroporto de Sana’a, centrais elétricas e instalações de armazenamento, imprescindíveis para a entrega de ajuda humanitária, foram gravemente danificadas por ataques aéreos.  

Em 2024, MSF trabalhou em 17 hospitais distribuídos por 12 províncias, oferecendo atendimento emergencial, cuidados materno-infantis, suporte nutricional; e cirurgias especializadas. Para facilitar o acesso a cuidados de saúde básicos na comunidade e reduzir a pressão sobre os hospitais, MSF forneceu a mais de dez centros de cuidados de saúde básicos treinamento e incentivos para as equipes, doações de medicamentos e suprimentos médicos, além de obras de reabilitação. 

Além disso, fornecemos cuidados de saúde de emergência e doamos cobertores e kits de higiene nas províncias de Mahweet e Marib durante as inundações repentinas na segunda metade do ano. 

Desnutrição 

Nos últimos anos, nossa equipe observou um aumento da desnutrição, especialmente entre as crianças. Muitas famílias iemenitas perderam seus meios de subsistência na última década pela instabilidade política e econômica e pelos conflitos. Até o momento, a resposta humanitária internacional à crise no Iêmen tem sido insuficiente para atender às enormes necessidades da população. 

Em 2024, MSF prestou cuidados nutricionais terapêuticos agudos e intensivos em sete províncias como parte de nossas atividades regulares e respostas pontuais a emergências. Entre os lugares a que atendemos, estão centros de alimentação terapêutica pediátrica ambulatorial e hospitalar nas cidades de Ad-Dahi, Az-Zaydiyah e Al-Qanawes, em Hodeidah; um centro de alimentação terapêutica para pacientes internados no hospital materno-infantil de Abs, em Hajjah; um centro de alimentação terapêutica para pacientes internados no hospital Al-Salam, em Khamir, província de Amran; um centro de alimentação terapêutica ambulatorial no centro de saúde do Fundo de Higiene, em Marib; além do hospital Al-Jomhouri e do hospital materno-infantil em Taiz. Em Sa’ada e Amran, MSF manteve um plano de contingência regular para iniciar o tratamento de pacientes desnutridos pelo aumento rápido no número de casos. 

 

Doenças preveníveis por vacinação 

Nos últimos anos, houve aumento acentuado de surtos de doenças preveníveis por vacinação no Iêmen causado em parte pela diminuição da cobertura vacinal. A deterioração do sistema de saúde do país deixou muitas pessoas, especialmente crianças, vulneráveis a doenças como cólera, diarreia aquosa aguda, o sarampo e a difteria, porque perderam as vacinas de rotina. 

Em 2024, MSF lançou respostas de emergência em nove províncias para combater surtos de cólera, diarreia aquosa aguda, sarampo e difteria. Além de tratar pacientes com cólera e diarreia aquosa aguda em nossas unidades regulares, colaboramos com as autoridades de saúde para administrar ou apoiar unidades ou centros de tratamento em Aden, Marib, Taiz, Shabwa, Amran, Dhamar, Hodeidah, Hajjah e Sa’ada. Nossas equipes responderam a surtos de sarampo em Amran, Hajjah, Hodeidah e Sa’ada, e a surtos de difteria em Dhamar. 

Além disso, MSF forneceu apoio logístico ao Ministério da Saúde em Marib e Taiz para uma campanha de vacinação de rotina em massa voltada para crianças e gestantes. 

 

 

Cuidados de saúde materno-infantis 

Os cuidados de saúde materno-infantis continuam a ser elemento central de nossas atividades no Iêmen. Em 2024, prestamos uma variedade de serviços especializados maternos, neonatais e pediátricos, incluindo consultas pré-natais e pós-natais, assistência ao parto, inclusive cesarianas, e cuidados hospitalares e ambulatoriais. Em Hajjah, MSF apoiou as enfermarias de maternidade, neonatal e pediátrica do hospital geral de Abs. Em Taiz, nossas equipes auxiliaram mulheres durante o parto e realizaram cirurgias obstétricas e internações neonatais e pediátricas em Taiz Houban e Taiz City. Também apoiamos o departamento de internação pediátrica do hospital geral de Mocha.  

Desde 2022, temos parceria com o hospital materno infantil da Ataq, em Shabwa, para fornecer cuidados de saúde pediátricos e maternos. Em Marib, apoiamos os serviços de maternidade no centro de saúde do Fundo de Higiene. Em Hodeida, administramos uma unidade especializada de maternidade e cuidados neonatais no hospital materno-infantil Al Qanawes. Também prestamos cuidados pediátricos e neonatais às comunidades rurais nos distritos de Ad-Dahi, em Hodeidah, e de Dhi As-Sufal, em Ibb. Em Haydan, província de Sa’ada, MSF apoia o hospital do Ministério da Saúde fornecendo serviços essenciais de maternidade. Esses serviços incluem programas de cuidados pré-natais, que garantem gestação e parto seguros para as mães. A organização também oferece atendimento pediátrico e fisioterapia para crianças desnutridas. Em Khamir, na província de Amran, nossas equipes também apoiam o Ministério da Saúde com cuidados neonatais e de maternidade e pediatria.  

Em Sanaa, MSF apoiou o pronto-socorro do hospital Al-Kuwait e continuou a fornecer tratamento para crianças com leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, uma doença negligenciada. Além disso, prestamos apoio ao laboratório central em Sanaa, dando suporte ao departamento de microbiologia para ajudar na identificação de patógenos causadores de infecções, especialmente em casos de sepse neonatal. 

 

Cuidados de saúde de emergência e cirurgia 

Nossas equipes prestaram atendimento de emergência no centro de trauma de Aden, em Aden, assim como no hospital de Taiz Houban, em Taiz; no hospital geral de Dhi As-Sufal, em Ibb; no hospital rural de Ad-Dahi, em Hodeidah; e no hospital materno-infantil de Abs, em Hajjah. Desde a trégua de abril de 2022, os combates no Iêmen diminuíram, resultando em menos pacientes feridos de guerra. Embora isso tenha permitido reduzir nossas atividades cirúrgicas de emergência, continuamos a administrar uma sala de cirurgia no hospital geral da Al-Qaeda, em Dhi As-Sufal. MSF também doou kits de trauma para eventos com vítimas em massa aos hospitais Al-Thawra e Al-Gamhori, na cidade de Sanaa. 

 

Saúde mental  

Anos de conflito, dificuldades econômicas e acesso limitado a serviços essenciais tiveram um severo impacto na saúde mental da população do Iêmen. Em resposta, incorporamos cuidados de saúde mental básicos em todas as nossas atividades nas províncias de Hodeidah, Marib e Taiz. Em Hajjah, nossas equipes forneceram atendimento psiquiátrico, sessões de aconselhamento individual e em grupo e psicoterapia no hospital Abs e em nossa clínica de saúde mental na cidade de Hajjah. Também administramos um centro diurno na cidade de Hajjah, que oferecia atendimento psicológico e um programa de reabilitação para pacientes com problemas crônicos de saúde mental. 

Dados referentes a 2024

476.600

consultas ambulatoriais incluindo 100.400 para crianças com menos de 5 anos

6.900

intervenções cirúrgicas

11.500

crianças admitidas em programas de alimentação hospitalar

17.200

Consultas individuais de saúde mental

65.600

pessoas tratadas contra cólera

2.334

Equivalente em tempo integral

38.700

partos assistidos

232.800

pacientes internados 

Despesas

116,1 milhões de euros

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​