Você está aqui

Honduras

Mulheres e bebês no exterior da clínica de saúde sexual e reprodutiva de MSF em Choloma, Honduras. (Foto: Christina Simons/MSF)
Honduras
Paises em que MSF atua

Honduras continua a experimentar altos níveis de instabilidade política, econômica e social, além das maiores taxas de violência do mundo. As mulheres estão entre as mais afetadas pelas consequências médicas, psicológicas e sociais.
Em março de 2017, MSF iniciou trabalhos em uma clínica para mães e crianças em Choloma, uma cidade industrial em rápida expansão no norte de Honduras, notoriamente conhecida por seus altos níveis de violência. Antes do projeto de MSF, havia poucas unidades de saúde atendendo às necessidades das mulheres na área. Muitas gestantes não recebiam cuidados pré-natais e os serviços às parturientes permaneciam extremamente limitados. O resultado foi uma alta taxa de complicações médicas entre mulheres em idade reprodutiva.

As equipes de MSF em Choloma oferecem planejamento familiar, consultas pré e pós-natal, acompanhamento de partos, além de apoio psicossocial às vítimas de violência, incluindo sobreviventes de violência sexual.

Na capital, Tegucigalpa, MSF mantém o serviço prioritário, em colaboração com o Ministério da Saúde de Honduras, oferecendo atendimento médico e psicológico de emergência a vítimas de violência, incluindo violência sexual. Este serviço gratuito, confidencial e completo está disponível em três locais diferentes em Tegucigalpa, incluindo o principal hospital da cidade.

O tratamento médico para estupro inclui profilaxia pós-exposição, para prevenir infecções por HIV e hepatite B, e tratamento para outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis e gonorreia. Além disso, estão disponíveis aconselhamento, terapia de grupo e primeiros socorros psicológicos.

De acordo com os protocolos internacionais, MSF continua defendendo o acesso a atendimento médico abrangente para sobreviventes de violência sexual em Honduras, onde a contracepção de emergência ainda é proibida.

 

Dados de 2017:

Consultas pré-natal
Consultas individuais de saúde mental
Consultas pós-natal
6.800
2.300
800

Notícias

MSF usa cookies neste site para melhorar sua experiência.
Saiba mais na

Política de Privacidade. Aceitar