Você está aqui

Honduras

Mulheres e bebês no exterior da clínica de saúde sexual e reprodutiva de MSF em Choloma, Honduras. (Foto: Christina Simons/MSF)
Honduras
Paises em que MSF atua

Com sua longa história de instabilidade política, econômica e social, Honduras está entre os países da América Central mais afetados pela pobreza e pela insegurança.

Em 2018, Médicos Sem Fronteiras (MSF) manteve o atendimento integral  às  vítimas de violência, incluindo as de violência sexual, em várias clínicas na capital, Tegucigalpa. As equipes ofereceram tratamento médico para estupro, incluindo profilaxia pós-exposição para prevenir a infecção por HIV e hepatite B, e tratamento para outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis e gonorreia. Além disso, estão disponíveis aconselhamento, terapia de grupo e primeiros socorros psicológicos.

Em junho, abrimos um centro de saúde em Nueva Capital, um bairro nos arredores de Tegucigalpa, onde muitas pessoas deslocadas internamente se instalaram. Nossos serviços incluem cuidados de saúde primária, consultas de saúde mental para vítimas de violência, apoio social e promoção de saúde. Em nossa abordagem comunitária, pretendemos ajudar os pacientes a superar as barreiras de acesso a nossos serviços enfrentadas no centro da cidade.

Em Choloma, no norte do país, temos uma equipe trabalhando em uma clínica materno- infantil, oferecendo planejamento familiar, consultas de pré e pós-natal, apoio psicossocial às vítimas de violência, incluindo sobreviventes de violência sexual, bem como assistência em partos. Equipes de promoção de saúde visitam diferentes locais da cidade industrial, como fábricas e escolas, para aumentar a conscientização sobre os serviços disponíveis na clínica e fornecer informações sobre saúde sexual e reprodutiva para adolescentes.
De acordo com protocolos internacionais, defendemos o acesso à assistência médica abrangente para sobreviventes de violência sexual em Honduras, onde a contracepção de emergência ainda é proibida.




 

Consultas ambulatoriais
Consultas individuais de saúde mental
Pessoas tratadas após incidentes de violência sexual
11.000
4.390
300

MSF usa cookies neste site para melhorar sua experiência.
Saiba mais na

Política de Privacidade. Aceitar