Você está aqui

Grécia

Aiful, de 25 anos, é de Bangladesh e prepara comida dentro de uma grande tenda no campo Moria, onde ele e várias outras pessoas esperam para saber o seu destino. (Foto: MSF)
Grécia
Paises em que MSF atua

Mais de 50 mil migrantes e refugiados de países como Síria, Afeganistão e Iraque chegaram à Grécia em 2018.¹

Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou a oferecer assistência médica e de saúde mental aos migrantes nas ilhas gregas e no continente. Entre janeiro e dezembro de 2018, nossas equipes realizaram cerca de 26.500 consultas ambulatoriais em toda a Grécia e vacinaram cerca de 4.500 crianças contra as doenças infantis mais comuns.

Ilhas gregas
Desde o acordo conhecido como UE-Turquia, em março de 2016, migrantes e refugiados em trânsito pelas ilhas gregas passaram a ficar retidos, esperando que seu status seja determinado. Consequentemente, passam longos períodos em centros de acolhimento inadequados, com pouco acesso a cuidados de saúde e com medo de serem reenviados para a Turquia, o que exacerba seus problemas médicos e mentais. Em 2018, continuamos a denunciar esse acordo e seu impacto dramático sobre a saúde de homens, mulheres e crianças retidos nas ilhas.

Desde 2016, mantemos uma clínica em Lesbos, que oferece serviços de saúde primária, serviços de saúde sexual e reprodutiva e suporte à saúde mental. No fim de 2017, montamos uma clínica adicional fora do centro de recepção de Moria, oferecendo os mesmos serviços para crianças com menos de 16 anos de idade, gestantes e sobreviventes de violência sexual. Também temos uma equipe na cidade de Mitilene que atende pacientes com graves problemas de saúde mental causados por trauma e violência em seus países de origem ou durante sua jornada até a Grécia. Muitos de nossos pacientes, incluindo menores de idade, relataram a insegurança e as condições
desumanas em Moria como fator determinante, levando-os ao absoluto desespero, episódios de automutilação e ideias suicidas.

Em Quios, oferecemos cuidados de saúde primária, cuidados de saúde sexual e reprodutiva, apoio à saúde mental e assistência social para refugiados e migrantes. Enviamos mediadores interculturais e assistentes sociais ao hospital da ilha e, em abril, iniciamos a prestação de serviços de medicina do viajante para garantir a continuidade dos cuidados de saúde aos pacientes em trânsito, incluindo conselhos de saúde, vacinas, medicamentos e encaminhamentos para os serviços de MSF em Atenas.

Até abril, também oferecemos cuidados de saúde mental, promoção de saúde e abrigo temporário para as pessoas na cidade de Vathy, na ilha de Samos, que acolhe principalmente mulheres, crianças e pacientes que necessitam de tratamento médico urgente no continente.

Atenas

Mantemos duas clínicas em Atenas para responder às necessidades específicas de migrantes e refugiados. Em centros de acolhimento, as equipes oferecem cuidados de saúde sexual e reprodutiva, apoio de saúde mental, assistência social e tratamento para doenças crônicas. Em setembro, também começamos a manter uma clínica de medicina do viajante para pacientes que se mudavam da cidade.

Em nosso segundo centro, mantido em colaboração com o Day Center Babel e o Conselho Grego para Refugiados, oferecemos atendimento integral às vítimas de tortura, maus-tratos e outras formas de tratamento degradante. A abordagem multidisciplinar da clínica compreende cuidados médicos e psicológicos, fisioterapia, assistência social e apoio legal.

Norte da Grécia
Em resposta ao enorme aumento de chegadas (mais de 18 mil em 2018, em comparação com cerca de 6.500 em 2017) e à absoluta falta de prestação de cuidados de saúde pelo Ministério da Saúde, enviamos em julho uma equipe para trabalhar até o  fim  do  ano no centro de recepção e identificação em Fylakio, na região de Evros, fronteira com a Turquia, oferecendo consultas gerais de saúde, consultas de saúde sexual e reprodutiva e medicina do viajante.


¹ Portal Operacional da Agência da ONU para Refugiados, Situação no Mediterrâneo.









 

 

Consultas ambulatoriais
Consultas individuais de saúde mental
Vacinações de rotina
26.500
7.440
4.480

MSF usa cookies neste site para melhorar sua experiência.
Saiba mais na

Política de Privacidade. Aceitar