Intervenção de emergência após tempestade Amanda em São Salvador
Foto: Victor Peña/El Faro

Em 2021, repassamos nossos projetos em El Salvador, após alcançar o objetivo de fortalecer o acesso de comunidades afetadas pela violência a cuidados de saúde. 

Desde março de 2018, Médicos Sem Fronteiras (MSF) presta assistência médica gratuita a 11 comunidades marginalizadas na capital, San Salvador, e na cidade vizinha de Soyapango, por meio de clínicas móveis semanais. O serviço de consulta remota foi adicionado posteriormente ao programa. MSF colaborou com unidades de saúde locais, que garantirão a continuidade do atendimento a essas comunidades após nossa partida. 

No mesmo ano, MSF começou a administrar um serviço de ambulância em colaboração com o SEM – serviço nacional de ambulância. Inicialmente, estávamos cobrindo o município de Soyapango e, posteriormente, ampliamos a área incluindo Ilopango, em junho de 2019. Em 2020, durante a pandemia de COVID-19, começamos a cobrir os municípios de San Martín, Tonacatepeque e Ciudad Delgado para aliviar a pressão sobre o SEM. Mais de 6.390 pacientes se beneficiaram desse serviço de ambulância 24 horas, e o SEM confirmou que continuará a operar após a nossa saída. 

MSF apoiou regularmente o Instituto Salvadorenho para o Desenvolvimento da Mulher com treinamento sobre violência sexual e trabalhou para aumentar a conscientização sobre a necessidade de tratar o tema como uma emergência médica. Além disso, nossa equipe atendeu sobreviventes de violência que precisavam de proteção. Para MSF, é necessário que instituições públicas adotem políticas que priorizem o atendimento médico e a proteção às vítimas de violência. 

 

 

Dados referentes a 2022

7.510

Consultas ambulatoriais

13

Atendimentos a sobreviventes de violência sexual

1.180

Consultas individuais de saúde mental

330

Consultas em grupo de saúde mental

Filtrar por