Médicos Sem Fronteiras (MSF) administra uma série de projetos no Afeganistão, respondendo às imensas necessidades médicas causadas por décadas de conflito e agitação política, que vêm afetando, principalmente, mulheres e crianças. 

Quando o Emirado Islâmico do Afeganistão, também conhecido como Talibã, entrou na capital, Cabul, e assumiu o poder, em 15 de agosto de 2021, o financiamento estrangeiro para o desenvolvimento foi interrompido da noite para o dia. Ativos afegãos mantidos nos EUA e em alguns outros países estrangeiros foram congelados e muitas organizações internacionais deixaram o país, o que intensificou a pressão sobre um sistema de saúde pública já frágil e sobrecarregado, tornando cada vez mais difícil para as pessoas acessar cuidados de saúde.  

Embora a situação de segurança tenha melhorado em 2022 e, de modo geral, o deslocamento até as instalações de saúde tenha estado mais fácil, muitos afegãos e afegãs continuaram enfrentando grandes desafios no acesso a cuidados de saúde. Em meio a uma economia quebrada, muitas pessoas não puderam arcar com os custos das visitas aos hospitais e, às mulheres, foram impostas barreiras adicionais à livre movimentação e ao acesso à educação e ao trabalho. Consequentemente, muitas pessoas protelaram a procura por assistência, até não terem outra opção. 

Em 2022, notamos um aumento no número de pessoas buscando nossas instalações, possivelmente devido à falta de serviços médicos locais gratuitos e ao fato de que o deslocamento até nós era mais seguro. Administramos sete projetos em sete províncias, focando-nos fortemente na oferta de serviços de saúde especializados. MSF também implementou uma resposta de emergência após um terremoto de magnitude 5,9 atingir as províncias de Paktika e Khost, em 22 de junho. Nossas equipes ofereceram suprimentos médicos e logísticos para a área afetada e estruturaram ambulatórios e clínicas de internação para mulheres e crianças, bem como para pacientes com lesões decorrentes de trauma ou com diarreia aquosa aguda. 

 
Lashkar Gah  

MSF apoia o hospital de Boost, de 340 leitos, em Lashkar Gah, na província de Helmand, oferecendo uma ampla gama de serviços médicos, incluindo cuidados de saúde e cirurgia materna e pediátrica. Em 2022, houve um aumento de 32% no número de pacientes internados no hospital em comparação com o ano anterior. Esse aumento pode ser atribuído principalmente ao fato de que muitas instalações de saúde em distritos remotos de Helmand suspenderam ou restringiram suas atividades devido à falta de financiamento, suprimentos médicos e profissionais de saúde qualificados. Como resultado, muitas pessoas foram forçadas a viajar a Lashkar Gah para serem atendidas.  

Kunduz 

O centro de trauma de MSF em Kunduz tem uma sala de emergência, unidade de terapia intensiva (UTI), alas de internação e ambulatório e dois centros cirúrgicos. A maioria das internações na instalação está associada a traumas resultantes de acidentes, mas também oferecemos cuidados a pessoas com lesões relacionadas com a violência, como explosões. 

Nossa equipe em Kunduz relatou que, por vezes, pacientes gravemente feridos levaram mais de sete horas para chegar ao centro de trauma. Essa demora em obter cuidados pode ser muito prejudicial para o prognóstico dos pacientes, e reflete não apenas os limitados serviços de referência e atendimento de trauma em Kunduz, mas também a infraestrutura rodoviária precária das comunidades rurais. 

Em novembro, MSF abriu um posto de saúde no distrito de Chardara para preencher as lacunas na oferta local de serviços de saúde, incluindo apoio nutricional e vacinação de rotina. 

 

Cabul 

Na capital, apoiamos o hospital universitário de Maiwand com reformas no ala pediátrica e a abertura de duas novas instalações: uma ala de 28 leitos para pacientes com sarampo, em fevereiro, e um centro de nutrição terapêutica intensiva com 34 leitos, em julho. 

Continuamos colaborando com o projeto-piloto da Associação de Parteiras Afegãs, com financiamento e apoio técnico voltado para partos, cuidados pré e pós-natais e planejamento familiar. 

 

Khost 

Em Khost, MSF administra um hospital dedicado exclusivamente a oferta de cuidados neonatais e maternos, concentrando-se principalmente em partos complicados. O hospital conta com uma maternidade de 60 leitos, uma unidade neonatal com 28 leitos e dois centros cirúrgicos. 

Em 2022, também apoiamos oito centros de saúde locais na província, provendo medicamentos e apoio financeiro para parteiras adicionais, para que as mulheres que não apresentassem fatores de risco para complicações obstétricas pudessem dar à luz mais perto de suas casas. Além disso, MSF doou medicamentos e outros suprimentos para o hospital provincial de Khost. 

 

Kandahar 

Desde 2016, temos tratado formas de tuberculose (TB) sensíveis e resistentes a medicamentos em Kandahar. Nosso hospital conta com um laboratório, um ambulatório e uma ala de internação com 24 leitos para pacientes com TB resistente a medicamentos (TB-DR) e outras doenças, e para aqueles que desenvolvem efeitos colaterais graves após tomar a medição para TB-DR. Para responder aos elevados níveis de desnutrição na província, também abrimos um centro de nutrição intensiva com 40 leitos em 2022. 

 

Herat 

No hospital regional de Herat, MSF apoia a triagem do departamento de pediatria, o atendimento de emergência, a UTI, o centro de nutrição intensiva e ala de internação. Ao longo de 2022, avaliamos e internamos milhares de pacientes na emergência. Os principais motivos de internação foram infecções do sistema nervoso central, como meningite, choque séptico, sepse e pneumonia. 

O número total de internações no centro de nutrição intensiva aumentou 42% em 2022 em comparação com 2021. Quase 50% dos pacientes tinham menos de seis meses de idade. Enquanto isso, nos acampamentos para pessoas deslocadas, tratamos gestantes e lactantes e crianças com desnutrição aguda moderada, além de oferecer assistência médica geral no ambulatório de Kahdestan. 

 

Bamyan 

Em março, MSF iniciou um novo projeto na província de Bamyan para apoiar o hospital provincial com pessoal, doações de medicamentos, gestão da ala de isolamento e capacitação para a gestão de casos de sarampo e para a resposta à COVID-19. 

Também concluímos a primeira fase de avaliação de três distritos – Shibar, Saighan e Yakawlang – e a construção de oito instalações de saúde comunitárias em Sar-e-Tarnook, Baghalak, Dar-e-Ali, Band-e-Amir, Pusht-e-Waz, Amrut, Baghak e Jalmish. 

Dados referentes a 2022

337.700

Admissões em pronto-socorro

13.700

Intervenções cirúrgicas

2.848 (posições equivalentes a período integral)

Número de profissionais

138.200

Consultas ambulatoriais

9.170

Crianças internadas em programas de nutrição intensiva

48,4 milhões de euros

Despesas

42.800

Partos assistidos, incluindo 2.110 cesarianas

2.390

Pessoas iniciaram o tratamento para tuberculose (TB)

Filtrar por