Vacinação de cólera em Lusaka - Zâmbia
Foto: Laurence Hoenig/MSF

A cólera continua a ser um desafio persistente de saúde pública na Zâmbia. Em janeiro de 2024, MSF respondeu a um surto da doença na capital, Lusaka. 

Os frequentes surtos de cólera são causados por muitos fatores, incluindo o rápido crescimento populacional, a proliferação de assentamentos informais, o acesso inadequado à água potável e aos serviços de saneamento, a poluição e a monitoração insuficiente da qualidade da água. 

Em outubro de 2023, foram novamente relatados casos de cólera ao redor de Lusaka, que se espalharam rapidamente por causa dos serviços de saneamento inadequados para o grande número de pessoas reunidas para as festividades sazonais. O número de casos continuou a aumentar, levando a um pico no início de 2024 que sobrecarregou as unidades de saúde. Em resposta, o Ministério da Saúde declarou emergência nacional e criou um centro de tratamento de cólera (CTC) com mil leitos no estádio de Lusaka e solicitou a ajuda de várias organizações, incluindo MSF. 

Iniciamos nosso apoio à resposta em janeiro de 2024, com o objetivo de reduzir a transmissão e reforçar a resiliência das comunidades por meio de ações de sensibilização e diversas iniciativas nas áreas de água, saneamento e higiene. Além disso, estabelecemos pontos de reidratação oral (ORPs, do inglês para oral rehydration points) em distritos como Kanyama e Chawama, para proporcionar às comunidades acesso mais fácil aos cuidados de saúde e reduzir o risco de as pessoas ficarem gravemente doentes. Ao instalar esses pontos de ORP na comunidade, a pressão sobre os CTCs também foi aliviada. 

Nossas principais conquistas incluíram: o desenvolvimento das diretrizes nacionais para a cólera, em colaboração com o Ministério da Saúde; a capacitação de profissionais do ministério na gestão dos ORPs; e a melhoria dos cuidados aos pacientes, bem como das medidas de prevenção e controle de infeções nos centros de tratamento. 

Concluímos nossa intervenção em março de 2024. 

Dados referentes a 2024

43.200

litros de água clorada distribuídos

6

Equivalente em período integral

500

pessoas tratadas por cólera

1,3 milhão de euros

Despesas

80

instalações sanitárias construídas

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​