Os pacientes levam seus filhos para exames regulares em clínica comunitária no centro comunitário Ezequiel Zamora, localizado na fronteira com a Colômbia, no estado venezuelano de Táchira. Venezuela, abril de 2022. © Matias Delacroix

Na Venezuela, MSF trabalhou em três estados, para ajudar as pessoas a superarem barreiras significativas no acesso à saúde, prestando serviços médicos essenciais e apoiando o sistema de saúde local. 

Nossas equipes realizaram uma série de atividades para melhorar a prestação de cuidados de saúde nos estados de Anzoátegui, Bolívar e Delta Amacuro, incluindo serviços de saúde sexual e reprodutiva e tratamento da malária. Também doamos medicamentos, capacitamos profissionais de saúde e reabilitamos instalações de saúde. 

No estado de Anzoátegui, nossas equipes prestaram cuidados de saúde básica, bem como consultas de saúde sexual e reprodutiva, abrangendo também cuidados pré e pós-natais, planejamento familiar e tratamento para vítimas e sobreviventes de violência sexual, em várias unidades de saúde espalhadas pelo estado. 

Até abril, mantivemos um programa de combate à malária em Bolívar, buscando reduzir a alta incidência da doença por meio de diagnóstico precoce, tratamento e promoção da saúde. Também enviamos clínicas móveis para áreas remotas e administramos um programa de cuidados de saúde sexual e reprodutiva com foco principal no planejamento familiar. 

Na região de difícil acesso do Delta Amacuro, atravessada por muitos rios e hidrovias, continuamos a prestar assistência médica a comunidades remotas, majoritariamente indígenas. Essas comunidades enfrentam inúmeros desafios por causa das precárias condições de vida e da falta de acesso aos cuidados de saúde. Nossas equipes doaram medicamentos, treinaram profissionais de saúde e ajudaram a manter instalações médicas. Também realizamos atividades nas áreas de água, higiene e saneamento, e apoiamos um programa para a detecção e o tratamento do HIV. 

Dados referentes a 2024

166.900

consultas ambulatoriais

150

pessoas tratadas por violência sexual

17.700

consultas para serviços contraceptivos

269

Equivalente em tempo integral

6.600

consultas pré-natais

7,6 milhões de euros

Despesas

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​