No Tadjiquistão, expandimos nosso programa integral de atenção à tuberculose (TB) para preencher as lacunas na oferta de tratamento no sistema penitenciário. 

Em 2021, pela primeira vez, Médicos Sem Fronteiras (MSF) teve acesso ao sistema penitenciário nacional para oferecer exames e tratamento para tuberculose aos detentos. Começamos a oferecer tratamento no hospital penitenciário central no distrito de Vahdat, que incluiu a implementação da terapia diretamente observada, uma prática em que um profissional de saúde treinado no hospital prisional observa o paciente tomar sua medicação e lhe oferece aconselhamento centrado na adesão para ajudá-lo a cumprir o tratamento. Para minimizar as interrupções do tratamento, garantimos a continuação do tratamento da tuberculose para as pessoas após sua libertação.  

Nossas equipes continuaram a oferecer tratamento para TB às crianças e suas famílias usando a terapia observada diretamente pela família (F-DOT, na sigla em inglês) como parte de uma abordagem holística de atendimento centrada no paciente. O programa F-DOT permite que um apoiador selecionado, geralmente um membro da família, administre o tratamento para TB em casa, para que o paciente não tenha que se deslocar até um centro de saúde todos os dias.   

Em 2021, começamos a implementar nosso projeto “Zero TB” no distrito de Kulob, que visa demonstrar a viabilidade de se eliminar a doença diminuindo a incidência no distrito para menos de um caso por 1.000.000 de pessoas por meio de quatro elementos principais: detecção, tratamento, prevenção e educação. “Zero TB” se concentra na prevenção e nos cuidados para TB em domicílios, locais de trabalho e unidades de saúde onde as pessoas procuram atendimento. Esta abordagem única envolve várias partes interessadas, incluindo a comunidade local. A partir de maio, realizamos várias avaliações para ajudar a identificar lacunas existentes e definir estratégias de implementação. 

Em maio, também apoiamos a resposta de emergência às inundações em Kulob, doando kits de higiene às famílias afetadas. 

Em outubro e novembro, enviamos clínicas móveis para prestar assistência médica básica e apoio psicossocial aos refugiados afegãos que vivem em Romit, no distrito de Vahdat, após uma convulsão política na fronteira com o Afeganistão. 

Dados referentes a 2022

58

Pessoas iniciaram o tratamento para tuberculose multirresistente (TB-MDR)

Filtrar por