Em 2022, Médicos Sem Fronteiras (MSF) ampliou as atividades de promoção de saúde e saúde mental para pessoas submetidas aos eventos de violência e agitação na região no extremo Sul da Tailândia. 

Confrontos esporádicos nas províncias de Pattani, Yala e Narathiwat, no Sul do país, ao longo dos últimos 15 anos, afetaram a saúde física e psicológica das pessoas que vivem na região, muitas das quais relutam em buscar cuidados. O conflito, que ressurgiu em 2022 apesar das negociações de paz, afetou tanto adultos quanto crianças.  

Nossas equipes trabalham com organizações locais para melhorar a oferta de cuidados de saúde na região, principalmente voltados para vítimas de maus-tratos que não têm acesso aos serviços existentes. Administramos um programa holístico, com enfoque particular no apoio à saúde mental, que inclui terapia individual e em grupo, educação psicossocial e gestão do estresse.  

Além de cuidados de saúde básica, oferecemos fisioterapia e métodos para controle da dor, bem como apoio social. O projeto é o único da região com esse tipo de atendimento às vítimas de maus-tratos e a seus familiares. 

Em 2022, ampliamos nosso programa externo às instalações de saúde, enviando uma equipe dedicada a atividades de promoção de saúde em uma área geográfica mais extensa.  

Aumentar a conscientização sobre questões relacionadas com a saúde mental continua sendo uma de nossas prioridades. Trabalhamos com as comunidades para prevenir incidentes violentos e criar mecanismos para lidar com eles, caso ocorram. Nossas equipes realizam sessões de psicoeducação e treinamento em primeiros socorros psicológicos em centros de apoio, mesquitas, escolas e outros pontos em áreas que foram afetadas por eventos violentos diversos. Também compartilhamos informações e conhecimentos sobre vários aspectos relacionados com saúde mental com redes e grupos locais, a fim de fortalecer sua capacidade e melhorar as rotas de referência às nossas instalações. 

Dados referentes a 2022

1.240

Consultas individuais de saúde mental

53

Consultas em grupo de saúde mental

Filtrar por