Criança recebe suplemento de vitamina A, na Somália
Foto: MSF

Médicos Sem Fronteiras (MSF) respondeu à grave crise de desnutrição na Somália em 2022, ao mesmo tempo em que combateu surtos mortais de sarampo e cólera. 

Em 2022, comunidades somalis no Chifre da África enfrentaram uma seca impiedosa, a pior em 40 anos, que causou o deslocamento de mais de 1,3 milhão de pessoas até o final do ano em meio a um conflito que perdura há décadas e surtos recorrentes de doenças. 

Na cidade de Baidoa, no estado de South West, administramos 20 clínicas móveis de nutrição e 32 postos de monitoramento nutricional, e encaminhamos crianças gravemente desnutridas para o centro de nutrição terapêutica intensiva do Hospital Regional Bay. 

A desnutrição em crianças foi agravada pelo sarampo, uma doença extremamente infecciosa que pode ser fatal. Os índices de sarampo aumentaram drasticamente nos acampamentos superlotados e nos assentamentos informais em cidades e vilarejos para onde foram as pessoas que haviam escapado da violência ou que ficaram sem comida e água em seus vilarejos de origem. Tratamos crianças com sarampo em instalações de saúde apoiadas por MSF em Baidoa, Jubaland, Hargeisa e Las Anod. 

Em julho, fizemos uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento em Saúde da Somalilândia para realizar uma campanha de vacinação em massa contra o sarampo, inclusive voltada para os residentes dos acampamentos para pessoas deslocadas e para as comunidades de seus arredores. Em abril, respondemos a um surto de cólera na cidade de Baidoa, estruturando 15 pontos de reidratação oral e um centro de tratamento de cólera. Para prevenir a propagação da doença, melhoramos o acesso à água potável fazendo uso de caminhões para distribuição, perfurando poços e instalando dispensadores de cloro.

Nossas equipes trabalharam em hospitais por toda a Somália, concentrando esforços em cuidados maternos, pediátricos e de emergência, apoio nutricional, diagnóstico e tratamento da tuberculose (TB) e da TB multirresistente, além de cuidados de saúde mental e promoção de saúde. Também administramos clínicas móveis em áreas remotas, oferecendo cuidados a pessoas em acampamentos de deslocados e comunidades de seu entorno. 

Em parceria com uma organização médica local, realizamos cinco “mutirões oftalmológicos” em diferentes localidades, oferecendo exames e cirurgias para condições comuns que podem causar cegueira se não forem tratadas e distribuímos óculos. 

Dados referentes a 2022

2.380

Crianças internadas em programas de nutrição intensiva

9.870

Partos assistidos

14.300

Pacientes com sarampo tratados

19.700

Pacientes com cólera tratados

Filtrar por