Cuidados paliativos em Malauí
Foto: Francesco Segoni/MSF

Apesar do progresso no combate ao HIV, a prevalência da doença continua elevada no Maláui. Médicos Sem Fronteiras (MSF) continua administrando programas para melhorar a provisão de cuidados a pessoas vivendo com HIV e para mulheres com câncer de colo de útero. 

No distrito de Chiradzulu, no sul do Maláui, MSF está concentrada em aumentar a detecção precoce do HIV e em melhorar a provisão de cuidados para pessoas que precisam de monitoramento mais aprofundado e tratamento especializado, como pessoas com alta carga viral ou que sofrem com transtornos de saúde mental, coinfecções (incluindo tuberculose) ou desnutrição. Além disso, apoiamos o Ministério da Saúde com o acompanhamento pessoas vivendo com HIV em estágio avançado, gravemente doentes, durante sua permanência no hospital Boma e após a alta. 

MSF continua a administrar “clubes exclusivos para adolescentes” aos sábados, que oferecem triagem para HIV, atendimento, acompanhamento e apoio psicológico para pessoas mais jovens. A participação nesses clubes, que oferecem um espaço seguro e amigável onde os adolescentes podem se beneficiar do apoio de pares, demonstrou aumento na adesão ao tratamento e uma melhora das condições gerais de bem-estar generalizado das pessoas vivendo com o vírus. 

No distrito de Blantyre, principal centro econômico do Maláui, e em estreita colaboração com o Ministério da Saúde, desenvolvemos um programa oncológico integral para triagem diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero, que representa 40% de todos os tipos de câncer encontrados entre as mulheres do Malauí e mata mais de 2 mil delas a cada ano. Nossas atividades estão sediadas no Hospital Queen Elizabeth na principal cidade do distrito e incluem tratamento ambulatorial para lesões pré-cancerígenas e cancerígenas, bem como cirurgia, quimioterapia e cuidados domiciliares paliativos dedicados para pacientes na fase avançada da doença. As unidades de triagem para o câncer do colo do útero estão integradas às atividades de oito centros de saúde nos distritos de Blantyre e Chiradzulu, onde também funciona uma unidade móvel de triagem. 

Em 2021, as equipes de MSF também apoiaram a resposta das autoridades de saúde locais à pandemia de COVID-19 no Queen Elizabeth Hospital, fornecendo pessoal adicional, oxigênio e suprimentos médicos. 

Dados referentes a 2022

1.830

Pessoas em tratamento ARV de segunda linha ou seguintes, sob cuidados diretos de MSF

82

Pessoas iniciaram tratamento para tuberculose (TB)

Filtrar por