No Malawi, MSF conduz um projeto voltado à ampliação do acesso a cuidados preventivos e curativos para o câncer do colo do útero. O país registra uma das mais altas taxas de mortalidade pela doença em todo o mundo.1 

 

Em Blantyre — segunda maior cidade do Malawi — e em seu distrito vizinho, trabalhamos em estreita colaboração com as autoridades de saúde na implementação de um programa abrangente de combate ao câncer do colo do útero. A iniciativa contempla ações de prevenção, rastreamento, diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos. A doença representa quase 40% de todos os casos de câncer entre as mulheres no Malawi e é responsável por mais de 2 mil mortes por ano.2 

Com sede no hospital central Queen Elizabeth, em Blantyre, nossos serviços incluem tratamento ambulatorial para lesões pré-cancerosas e cancerosas, cirurgias, quimioterapia e cuidados paliativos domiciliares para pacientes em estágio avançado da doença. Atividades centradas no paciente — como apoio em saúde mental, sessões educativas, fisioterapia e assistência social — também integram nosso programa. 

Antes de 2024, pacientes que necessitavam de radioterapia precisavam ser encaminhados para unidades no Quênia, uma vez que o serviço não estava disponível no Malawi. No entanto, em março, foi inaugurado um centro privado de radioterapia em Blantyre, permitindo que os pacientes agora recebam tratamento mais próximo de casa. 

Unidades de rastreamento do câncer do colo do útero estão integradas a dez centros de saúde do Ministério da Saúde nos distritos de Blantyre e Chiradzulu. Além disso, uma equipe móvel de diagnóstico também atua em Chiradzulu. 

Além de nosso programa especializado de combate ao câncer do colo do útero, colaboramos com duas organizações comunitárias lideradas por profissionais do sexo em Dedza e Zalewa, oferecendo serviços de saúde sexual e reprodutiva próximo às residências por meio de clínicas móveis. Fornecemos diagnóstico e tratamento para infecções sexualmente transmissíveis, triagem para câncer do colo do útero, métodos contraceptivos, informações sobre serviços preventivos para HIV, como profilaxia pré e pós-exposição, além de aconselhamento em saúde mental. 

Dados referentes a 2024

39.100

Consultas ambulatoriais

2.650

consultas individuais de saúde mental

500

intervenções cirúrgicas

1.530

Consultas individuais de saúde mental

5,9 milhões de euros

Despesas

19.100

exames para detecção de câncer do colo do útero

307

Equivalente em período integral

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​