Médicos Sem Fronteiras opera dois programas na Libéria, com foco em melhorar a qualidade dos cuidados pediátricos e expandir serviços para pessoas com epilepsia e problemas de saúde mental. 

Na capital, Monróvia, operamos uma unidade pediátrica de 25 leitos no Centro de Saúde Geral de Barnesville, uma unidade do Ministério da Saúde que começamos a apoiar em 2022. Além de administrar uma unidade de terapia intensiva, uma enfermaria infantil e um centro de alimentação terapêutica para pacientes internados, fornecemos supervisão e treinamento à equipe ao longo de 2023. 

Em outras áreas do Condado de Montserrado, continuamos a administrar um programa que iniciamos em 2017 em resposta à escassez nacional de pessoal especializado, consultas, diagnósticos, tratamentos e medicamentos para pessoas com transtornos mentais e neurológicos, como epilepsia. Nossa equipe inclui neurologistas, psiquiatras e psicólogos, o que nos permite fornecer o mais alto padrão de atendimento aos nossos pacientes. 

Em 2023, expandimos nosso apoio aos pacientes com epilepsia e saúde mental por meio de cinco unidades de saúde e por meio de cuidados comunitários. Todos os pacientes foram tratados em regime ambulatorial, com encaminhamentos hospitalares feitos quando necessário. Assistentes psicossociais e voluntários da saúde também trabalharam com as famílias e comunidades dos pacientes para abordar o estigma social enfrentado por pessoas com problemas neurológicos e mentais, que muitas vezes podem levar à exclusão escolar ou de empregos. 

Preparação para o Ebola 

Depois que o Ebola ressurgiu na vizinha Guiné em 2021, enviamos uma equipe aos municípios de Nimba e Lofa para ajudar os trabalhadores de saúde a detectar e se preparar para possíveis casos de Ebola nas áreas que fazem fronteira com a Libéria.  

Dados referentes a 2023

2.430

Receberam cuidados para transtornos de saúde mental ou epilepsia

1.430

Crianças internadas em hospital

Filtrar por