Visita a refugiados Sírios na Jordânia
Foto: MSF/Mohammed Sanabani

Médicos Sem Fronteiras (MSF) continuou administrando programas de saúde na Jordânia voltados para refugiados sírios, comunidades locais vulneráveis e pacientes feridos de guerra originais de todo o Oriente Médio em 2021. 

Mais uma vez neste ano, estivemos envolvidos na resposta à pandemia de COVID-19, na medida em que transformamos parte de nosso hospital de cirurgia reconstrutiva em Amã em alas de COVID-19 nos meses de março e abril, internando pacientes moderados que precisavam de oxigenoterapia. 

Além disso, apoiamos as atividades de COVID-19 no campo de Zaatari, monitorando a condição dos pacientes confirmados e de seus contatos e transferindo aqueles que precisavam de cuidados para o nosso centro de tratamento. Os casos mais graves foram encaminhados ao hospital público de Mafraq. 

As atividades regulares de nosso programa de cirurgia reconstrutiva para pacientes feridos de guerra vindos do próprio Iraque, do Iêmen, da Síria e da Palestina foram retomadas progressivamente após a flexibilização dos isolamentos forçados e das restrições de viagem impostos pela pandemia de COVID-19. O hospital é único porque oferece cirurgias ortopédica, plástica e maxilofacial, bem como um pacote de serviços de cuidados holísticos para garantir que as pessoas tenham uma recuperação física e mental completa. Isso inclui fisioterapia, gerenciamento da dor, saúde mental, apoio social e até mesmo uma escola para pacientes pediátricos. 

No final de 2021, repassamos nosso projeto na província de Irbid ao Ministério da Saúde e a outras organizações não governamentais (ONGs) presentes na área. Nossas clínicas em Irbid ofereceram tratamento para doenças não transmissíveis (DNTs), como diabetes e hipertensão, que estão entre as principais causas de morte na região, aos refugiados sírios e jordanianos vulneráveis. Nossos serviços incluíram assistência médica e mental, apoio psicossocial, fisioterapia, educação em saúde e cuidados domiciliares. 

Dados referentes a 2022

23.700

Consultas ambulatoriais

2.990

Consultas individuais de saúde mental

940

Intervenções cirúrgicas

Filtrar por