As atividades de Médicos Sem Fronteiras na Indonésia são focadas no desenvolvimento de capacidade de resposta a emergências por meio de treinamento e apoio direto quando necessário.  

Em 2023, nosso projeto E-Hub, que foi criado em 2022 com o objetivo de aprimorar as capacidades de resposta a emergências, desenvolveu e ministrou uma série de treinamentos sobre conscientização sobre saúde mental e apoio psicossocial, gestão de resíduos hospitalares em instalações de saúde, organização de serviços de saúde, tratamento de casos de envenenamento por metanol e a utilização de sistemas de informação geográfica em contextos de emergência.  

Ministramos esses treinamentos para profissionais de saúde e socorristas comunitários nas províncias de Jacarta e Banten. O primeiro ano de implementação do projeto foi encerrado com um workshop envolvendo o Ministério da Saúde, autoridades de saúde provinciais e distritais, e outros parceiros colaboradores, para rever as conquistas e desafios do programa. Planejamos estender essas atividades para outras províncias nos próximos anos. 

Nos últimos dois meses de 2023, houve um aumento notável no número de refugiados Rohingya chegando por mar na Indonésia, com mais de 1.700 desembarcando em Aceh e Sumatra do Norte. Autoridades locais, grupos comunitários e organizações forneceram acomodações e serviços essenciais. Monitoramos atentamente a situação, caso fosse necessário que nossas equipes agissem. 

Filtrar por