Médicos Sem Fronteiras (MSF) executa programas na Índia com o objetivo de melhorar o tratamento de tuberculose (TB), HIV e outras doenças infecciosas, e o acesso a cuidados básicos de saúde para comunidades remotas.  

Em Mumbai, a clínica de MSF trata casos complexos de TB resistente a medicamentos (TB-DR), incluindo formas da doença extensivamente resistentes a medicamentos, com combinações inovadoras de medicamentos. Crianças menores de cinco anos são tratadas com regimes totalmente orais. A clínica também oferece cuidados paliativos a alguns pacientes quando todas as opções de tratamento disponíveis falharam. 

Também trabalhamos com o Programa Nacional de Eliminação da Tuberculose e a Corporação Municipal da Grande Mumbai para reduzir a alta incidência e as taxas de mortalidade de TB na área. Nossa equipe cogerencia um centro de TB-DR em um hospital público e apoiamos o diagnóstico, tratamento, aconselhamento, rastreamento de contato e promoção da saúde. 

Em Manipur, nosso projeto de atendimento a pessoas vivendo com HIV, TB, TB-DR e hepatite C foi enormemente prejudicado quando o conflito eclodiu em maio, efetivamente dividindo o estado em duas áreas etnicamente segregadas Isso representou enormes desafios para a prestação de cuidados médicos e em sua cadeia de suprimentos. No final do ano, nossas equipes estavam monitorando as necessidades e explorando possíveis intervenções de emergência de curto prazo. 

No estado de Mizoram, nordeste da Índia, oferecemos cuidados de saúde básicos e encaminhamentos especializados para refugiados do estado de Chin, Mianmar, na nossa clínica em Zawkhatar. Nos campos de deslocados nos distritos de Champhai, Siaha e Lawngtlai, na fronteira Sul, fornecemos às famílias recém-chegadas itens de ajuda humanitária, como tendas e utensílios de cozinha e de higiene, bem como acesso a instalações de água e saneamento, e encaminhamentos médicos. 

Fechamos nosso centro de tratamento de violência sexual na capital, Nova Déli, em novembro, mas continuaremos a trabalhar com outras organizações para melhorar o acesso ao atendimento para vítimas e sobreviventes na Índia. Isso inclui abordar as barreiras legais e médicas existentes que impedem as pessoas de buscar tratamento urgente. 

Outros projetos de MSF na Índia incluem o fornecimento de cuidados abrangentes para pessoas com HIV avançado em Bihar, cuidados médicos básicos por meio de clínicas móveis em áreas remotas de Chhattisgarh e serviços de saúde mental em Jammu e Caxemira. 

Dados referentes a 2023

20.800

Consultas individuais de saúde mental

640

Pessoas tratadas por causa de violência sexual

6.440

Pessoas tratadas por malária

797

Equivalente em tempo integral

830

pessoas iniciaram tratamento para tuberculose (TB), incluindo 770 para TB multirresistente a medicamentos 640 pessoas tratadas por violência sexual

16,4 milhões de euros

Despesas

Filtrar por