Diante da escalada da violência e do deslocamento em massa, MSF prestou tratamento para traumas e queimaduras, atendimento a vítimas e sobreviventes de violência sexual, e cuidados maternos e neonatais indispensáveis no Haiti em 2024. 

Desde 2021, a instabilidade política e a violência de grupos armados atingiram níveis sem precedentes no Haiti. Em 29 de fevereiro de 2024, a situação se agravou ainda mais, quando grupos armados, que antes lutavam entre si, mas que haviam se unido sob a aliança Viv Ansanm (“vivendo juntos”) no final de 2023, intensificaram seus ataques contra autoridades, instituições públicas e serviços essenciais — eletricidade, água, saúde, educação e transporte —, deixando milhões de pessoas lutando para suprir suas necessidades básicas. Ao longo do ano, grupos armados conquistaram o controle de aproximadamente 85% de Porto Príncipe,1 transformando a capital em um campo de batalha, com gangues enfrentando a polícia e grupos comunitários de autodefesa. Os residentes são frequentemente atacados com base na lealdade percebida ou no local onde moram. 

O primeiro trimestre de 2024 registrou o maior número de mortes desde que a Organização das Nações Unidas (ONU) começou a monitorar a violência de grupos armados no Haiti. Entre fevereiro e abril, o número de pacientes com ferimentos por arma de fogo atendidos no hospital de trauma de MSF em Tabarre aumentou de 60 para 100 por mês. Tivemos que aumentar nossa capacidade de leitos de 50 para 75, para atender à crescente demanda por cirurgias. Diversos hospitais importantes em Porto Príncipe fecharam por causa da insegurança crescente. Em 2024, o Haiti registrou 5.600 mortes e 2.200 feridos pela violência, um aumento de 17% em relação ao ano anterior.3 

O deslocamento em massa está agravando a crise humanitária no Haiti, com mais de 1 milhão de pessoas forçadas a deixar suas casas no intervalo de apenas um ano.4 Muitas delas vivem em locais informais, com acesso limitado a água e instalações de saneamento, o que aumenta o risco de doenças transmitidas pela água. Em agosto, MSF forneceu água tratada em 15 locais, capacitou gestores dos assentamentos em cloração da água e práticas de higiene, construiu ou reformou sanitários e chuveiros de emergência, e distribuiu kits de higiene. As clínicas móveis de MSF ofereceram às pessoas uma ampla variedade de condições, incluindo doenças transmitidas pela água, como diarreia aquosa aguda e sarna. 

Nessa situação volátil, as equipes de MSF enfrentaram graves ameaças à segurança e incidentes que interromperam as operações. Em 11 de novembro, durante um ataque a uma ambulância de MSF, dois pacientes foram executados e membros da equipe que os acompanhavam foram agredidos. Nos dias seguintes, ambulâncias de MSF foram repetidamente interceptadas pela polícia, que ameaçou a equipe com morte e violência sexual. Diante do agravamento dos riscos, suspendemos temporariamente a maior parte de nossas atividades em Porto Príncipe em 20 de novembro, reduzindo ainda mais o acesso a cuidados de saúde essenciais. As atividades foram parcialmente retomadas em 11 de dezembro. 

Tratamento de traumas e queimaduras 

Em março, em resposta ao aumento significativo das necessidades de cuidados médicos de emergência, MSF inaugurou o centro de trauma Centro MSF para Feridos, em Carrefour, Porto Príncipe, com o objetivo de tratar vítimas de ferimentos por arma de fogo, facadas, queimaduras e acidentes rodoviários. O Centro de Emergência de Turgeau reabriu em março, para reforçar o atendimento de emergência. Ele havia sido fechado em dezembro de 2023 após um paciente ter sido retirado à força de uma ambulância e morto. 

Em 14 de setembro, uma explosão envolvendo um caminhão de combustível em Miragoâne, no departamento de Nippes, feriu muitas pessoas. MSF respondeu prestando cuidados intensivos a 16 vítimas de queimaduras no hospital de trauma de Tabarre, o único do país com um centro especializado em queimaduras, e a outras seis no hospital de trauma de Carrefour. Além do tratamento de ferimentos, MSF oferece fisioterapia e apoio à saúde mental para pacientes com queimaduras. 

Violência sexual e baseada em gênero 

A guerra contínua entre gangues em Porto Príncipe levou a um aumento acentuado da violência sexual e baseada em gênero (VSBG), deixando vítimas e sobreviventes com necessidade urgente de abrigo, apoio de saúde mental e cuidados médicos. Desde 2015, MSF oferece apoio médico e psicológico abrangente a vítimas e sobreviventes de VSBG na clínica Pran Men’m. Em 2024, prestamos esses serviços na maternidade Carrefour e em um novo programa, em Cité Soleil. Enquanto isso, finalizamos um projeto de cinco anos em Gonaïves, no departamento de Artibonite, voltado para a saúde sexual de adolescentes e apoio a vítimas e sobreviventes de VSBG. 

Saúde materna 

A taxa de mortalidade materna no Haiti permanece em níveis alarmantes, aumentando de 154,9 para 201,2 mortes por 100 mil nascimentos entre 2022 e 2023. O departamento do Sul, que ainda está se recuperando do terremoto de 2021, apresenta uma das taxas mais altas, com 343,9 mortes por 100 mil nascimentos.5 Muitas unidades de saúde ainda não foram reconstruídas, e confrontos violentos nas ruas de Porto Príncipe impedem as mulheres de procurar atendimento. 

Em resposta, MSF, em parceria com o Ministério da Saúde Pública e População, continua oferecendo serviços obstétricos e neonatais de emergência em PortàPiment, onde equipes auxiliam nos partos, inclusive aqueles que requerem cuidados especializados. Em novembro de 2024, MSF iniciou a reabilitação da maternidade Isaïe Jeanty, no distrito de Chancerelles, na capital, para aprimorar ainda mais a assistência à saúde materna. Quando concluída, a unidade oferecerá atendimento materno gratuito e de alta qualidade, planejamento familiar, além de apoio a vítimas e sobreviventes de VSBG, bem como encaminhamentos. 

Dados referentes a 2024

13.168.000

litros de água clorada distribuídos

4.660

pessoas tratadas por violência sexual

1.500

partos assistidos

9.750

intervenções cirúrgicas

48,3 milhões de euros

Despesas

6.770

pessoas tratadas por violência física intencional

1.829

Equivalente em tempo integral

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​