Cuidados psicosociais para vitimas de violência sexual na Guatemala
Foto: Natacha Buhler/MSF

Médicos Sem Fronteiras expandiu suas atividades na Guatemala para fornecer assistência a migrantes em trânsito pelo país. Os cuidados incluem assistência médica e de saúde mental, promoção da saúde e apoio social. 

A Guatemala representa um ponto de trânsito crítico para migrantes na América Central. Todos os dias, milhares de pessoas passam pelo país em seu caminho para o norte em direção ao México e aos Estados Unidos, ou de volta para seus países de origem após serem deportadas. 

Em 2023, enviamos uma equipe móvel para Ciudad Tecún Umán, uma cidade situada nas proximidades da fronteira mexicana. Na estação de rodoviária, oferecemos atendimentos médicos e psicológicos gerais, bem como promoção da saúde e serviços de apoio social para ajudar os migrantes a superar as barreiras no acesso a atendimento médico e outros serviços essenciais, incluindo proteção, abrigo e orientação jurídica. Em setembro, iniciamos a prestação desses mesmos serviços móveis em Esquipulas, um município próximo à fronteira com Honduras. 

Como todas as atividades de MSF na América Central, o projeto tem um forte componente de defesa, com foco principal nas políticas repressivas de migração nos EUA e nos pedidos por mais acesso a cuidados, particularmente serviços de saúde mental, e proteção de migrantes contra a violência. 

Após três anos de trabalho em nosso projeto de nefropatia mesoamericana, transferimos as atividades para o Ministério da Saúde. As principais atividades do projeto, com foco na doença renal, abrangeram detecção precoce, tratamento, saúde mental e apoio social e cuidados paliativos. Além disso, realizamos atividades de promoção e educação em saúde com o objetivo de aumentar o conhecimento da doença e promover medidas de prevenção nas comunidades. 

Dados referentes a 2023

14.000

Consultas ambulatoriais

3,6 milhões de euros

Despesas

1.200

Consultas individuais de saúde mental

85

Equivalente em tempo integral

Filtrar por