Foto: Nicolas Guyonnet/MSF

 Na França, Médicos Sem Fronteiras (MSF) administra uma série de atividades de assistência a refugiados e migrantes – especialmente menores desacompanhados – afetados pelas políticas cada vez mais dissuasivas da União Europeia. 

 Em colaboração com outras organizações, continuamos administrando um ambulatório diurno em Pantin, no subúrbio de Paris, onde oferecemos suporte médico e psicológico, fazemos mediação cultural e prestamos assistência jurídica e social a menores desacompanhados, cujos pedidos de proteção foram recusados pelas autoridades. 

 Também defendemos um melhor acesso a cuidados de saúde, alertando as autoridades locais para o impacto das condições de vida precárias na saúde das crianças. Nossas equipes atenderam um número cada vez maior de meninas vulneráveis desacompanhadas, algumas delas grávidas, que tiveram a assistência negada pelos serviços sociais e foram deixadas sem qualquer proteção.  

 Continuamos operando clínicas móveis nos subúrbios da capital para realizar consultas médicas, fazer mediação cultural e oferecer apoio social a pessoas vivendo em situação insegura, incluindo migrantes e menores desacompanhados. Essas clínicas funcionaram como uma ferramenta de monitoramento médico e humanitário nos acampamentos de migrantes, facilitando, assim, a identificação precoce de necessidades médicas e humanitárias sobre as quais pudemos alertar as autoridades de saúde locais. 

 Durante o inverno, atendemos centenas de menores desacompanhados que dormiam nas ruas. Também oferecemos apoio logístico e financeiro a organizações e agências locais que prestam assistência diária a menores desabrigados, distribuindo barracas e itens de primeira necessidade como cobertores e roupas, para ajudá-los a enfrentar o frio. 

 Outra equipe móvel prestou apoio a menores desacompanhados vivendo em acomodações arranjadas pelo governo para garantir que eles tivessem acesso a informações legais sobre o procedimento de apelação e para acompanhá-los ao longo do processo. 

 Em Marselha, continuamos oferecendo apoio multidisciplinar a menores desacompanhados com transtornos mentais e físicos em nosso abrigo de 20 leitos. Além disso, realizamos atividades comunitárias e oferecemos apoio logístico e financeiro a organizações locais que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Dados referentes a 2022

2.020

Atendimentos individuais de saúde mental

5.400

Consultas ambulatoriais

Filtrar por