Uma longa jornada de volta ao normal - Filipinas
Foto: Veejay Villafranca/MSF

Médicos Sem Fronteiras (MSF) está intensificando os seus esforços para reduzir a prevalência da tuberculose (TB) na capital filipina, Manila, por meio de um programa de rastreamento em Tondo, a maior e mais povoada favela da cidade.

 

Confinamentos prolongados e interrupções nos serviços de TB durante a pandemia de COVID-19 nas Filipinas significaram que as pessoas, que vivem em áreas superlotadas, também enfrentassem maior risco de contrair TB. Trabalhando com o Departamento de Saúde de Manila, nossas equipes lançaram um projeto para a detecção ativa de casos de TB em 2021 no distrito de Tondo. Foi usada uma van com raio-X para detectar a doença em uma das áreas mais pobres da capital. O objetivo do programa é rastrear as pessoas, em qual localidade morem e, assim, encaminhar os pacientes TB-positivos aos centros de saúde locais.

A capacidade de triagem de TB da nossa equipe médica multidisciplinar foi aprimorada por meio de um programa de software inovador de inteligência artificial chamado ‘Detecção Assistida por Computador’ (CAD4TB). O CAD4TB é capaz de identificar rapidamente a TB em radiografias de tórax. De acordo com um estudo conduzido por MSF sobre a implementação do software no projeto, esta ferramenta acelerou significativamente o processo de triagem, permitindo-nos rastrear mais moradores de Tondo em 2023.

Simultaneamente, as nossas equipes de promoção da saúde percorreram a comunidade para incentivar as pessoas a submeterem-se a uma radiografia do tórax. A nossa equipe médica também acompanhou os pacientes para garantir que cumpririam o seu regime de tratamento, quebrando assim as cadeias de transmissão. O diagnóstico e o tratamento precoces são algumas das formas mais eficazes de evitar a propagação da tuberculose.

Imediatamente após um diagnóstico positivo, realizamos visitas domiciliares para rastrear os contatos próximos da família, conduzir testes cutâneos de TB e oferecer tratamento preventivo de TB, especialmente para as crianças, uma vez que elas e os bebês são particularmente propensos a formas graves da doença, e em Tondo, a vulnerabilidade dessa faixa etária é exacerbada por conta da subnutrição. Contudo, diagnosticar TB em crianças é mais complexo do que em adultos, porque é difícil para elas produzirem a expectoração necessária para análise laboratorial. Proteger crianças por meio de medidas preventivas e tratamento oportuno de adultos é prioridade para nossas equipes.

Dados referentes a 2023

15.800

Consultas ambulatoriais

750

pessoas iniciaram tratamento para TB, incluindo TB-DR

Filtrar por