Na Palestina, Médicos Sem Fronteiras (MSF) presta assistência médica e psicológica às pessoas afetadas por um conflito de longa duração. 

Nossas equipes continuam oferecendo serviços médicos especializados na Faixa de Gaza, onde o sistema de saúde sobrecarregado foi gravemente afetado por 15 anos de bloqueio israelense. 

Atuando em três hospitais e vários ambulatórios, oferecemos atendimento integral a pessoas vítimas de queimaduras e traumas, incluindo cirurgia, fisioterapia, apoio psicológico, terapia ocupacional e educação em saúde. Desde 2018, também mantemos um programa de cirurgia reconstrutiva no Norte de Gaza. Além dessas atividades, nossas equipes apoiam os laboratórios na identificação e no tratamento de infecções resistentes a antibióticos e oferecem treinamento e apoio psicológico aos profissionais de saúde locais. 

Na Cisjordânia, a violência relacionada com a ocupação, o declínio econômico, o desemprego e a pobreza continuam afetando a saúde dos palestinos. Em Hebron, oferecemos apoio psicológico, psicoterapia e serviços psiquiátricos a pessoas afetadas pela violência. Também apoiamos o plano comunitário de resposta a emergências, dando suporte a centros de saúde comunitários que tratam vítimas de surtos repentinos de violência, empoderando os residentes da região a responderem às suas próprias necessidades de saúde. Em Jenin, MSF está trabalhando com o Ministério da Saúde no Hospital de Jenin para fortalecer os mecanismos de resposta a emergências diante da deterioração da situação de segurança.  

Em Nablus, Qalqilya e Tubas, realizamos sessões de psicoterapia individual, em grupo e familiar para oferecer assistência às pessoas com transtornos de saúde mental. Também estamos ajudando a capacitar a equipe por meio de um programa de estágio para psicólogos, em parceria com o Sindicato Palestino de Assistentes Sociais e Psicólogos na Cisjordânia.  

 Enquanto isso, nossas equipes continuam oferecendo cuidados de saúde básica por meio de nossas clínicas em uma área conhecida como ‘H2’, no coração da Cidade Velha de Hebron, e em Masafer Yatta, no sul de Hebron Hills. Além disso, levamos apoio psicológico de emergência e kits com itens de primeira necessidade a palestinos que sofreram incidentes violentos, como a demolição de suas casas. Esses kits incluem colchões, aquecedores, panelas e outros utensílios. 

 Em 2022, também ajudamos a equipe médica palestina a tratar as vítimas de surtos de violência em Jerusalém e oferecemos treinamento em preparo para emergências na Cisjordânia.  

Dados referentes a 2022

137.000

Consultas ambulatoriais

2.870

Intervenções cirúrgicas

Filtrar por