Foto: Nicolas Guyonnet/MSF

MSF continua a prestar assistência a migrantes, requerentes de asilo e refugiados na França continental. Em 2024, respondemos a um surto de cólera e a um ciclone no arquipélago de Mayotte.

Em nosso centro diurno em Pantin, subúrbio de Paris, oferecemos apoio multidisciplinar aos menores desacompanhados, incluindo assistência médica, psicológica, social e jurídica. A partir de julho, começamos a dedicar especial atenção às meninas desacompanhadas e às suas necessidades específicas no centro diurno e na unidade de acolhimento onde recebemos pessoas vulneráveis.

Também oferecemos abrigo e uma variedade de serviços de apoio para menores desacompanhados com vulnerabilidades médicas em nossa instalação com 18 leitos em Marselha. Em abril, em colaboração com outras organizações, inauguramos um novo centro diurno na cidade, onde menores desacompanhados que vivem em condições precárias ou em situação de rua podem encontrar um momento de alívio e receber atendimento médico.

Em nosso centro diurno em Calais, norte da França, acolhemos menores desacompanhados, oferecendo apoio médico e psicológico, além de convidá-los a participar de atividades psicossociais. Nossas equipes e voluntários também forneceram consultas médicas e psicológicas por meio de clínicas móveis para pessoas que vivem em acampamentos. Durante os meses de inverno, fornecemos abrigos de emergência para crianças, mulheres e famílias, a fim de evitar que dormissem ao relento, sob condições climáticas severas. 

Entre maio e agosto, MSF respondeu a uma epidemia de cólera no arquipélago francês de Mayotte, no oceano Índico, apoiando organizações locais com sessões de promoção da saúde e treinamento em doenças diarreicas. Nossas equipes também realizaram atividades de água e saneamento em diversos assentamentos urbanos informais, com o objetivo de minimizar o risco de contágio. Em dezembro, o ciclone Chido atingiu Mayotte, causando destruição e miséria em larga escala. Em resposta, lançamos atividades emergenciais, para ajudar as pessoas que vivem em assentamentos informais. Montamos clínicas móveis em várias aldeias e fornecemos água potável por meio da reabilitação de um ponto de captação e da instalação de um tanque de cloração. 

Dados referentes a 2024

1.300

Atendimentos individuais de saúde mental

7 milhões de euros

Despesas

7.840

Consultas ambulatoriais

95

Equivalente em tempo integral

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​