Cuidados psicosociais para vitimas de violência sexual na Guatemala
Foto: Natacha Buhler/MSF

Muitas pessoas atravessam a Guatemala a caminho da América Central. MSF conduz projetos em duas passagens de fronteira, oferecendo assistência médica e psicológica às pessoas em deslocamento. 

 

MSF oferece serviços médicos em Esquipulas, na fronteira com Honduras, e em Tecún Umán, na fronteira com o México. Nossas equipes disponibilizam serviços essenciais, incluindo apoio nutricional, saúde sexual e reprodutiva, atendimento a doenças não transmissíveis (DNTs), diagnóstico e tratamento de doenças transmissíveis de alto risco, além de atendimentos psicossocial e psiquiátrico básicos. 

Nossas clínicas estão estrategicamente localizadas para servirem tanto como pontos de atendimento médico quanto como espaços seguros nos quais as pessoas podem descansar, usar chuveiros e banheiros e acessar a internet para contatar suas famílias. 

Os agentes de promoção de saúde são membros-chave de nossas equipes em ambos os projetos. Seu trabalho é importante para compreender as necessidades das pessoas e conectá-las aos serviços adequados. Por exemplo, identificam casos de violência sexual e garantem que as vítimas e os sobreviventes recebam os cuidados médicos e apoio emocional necessários. Eles também fornecem orientação sobre onde encontrar assistência e como acessar as clínicas de MSF ao longo de sua jornada. 

As equipes de saúde mental e os agentes de promoção da saúde conduzem sessões em grupo e individuais, nas quais identificam pessoas com diagnósticos prévios de DNTs ou transtornos psiquiátricos e as encaminham para tratamento. Nossa equipe em Danlí, Honduras, também encaminha pacientes com essas condições para o projeto mais próximo, em Esquipulas. 

Além dessas atividades, oferecemos capacitação de equipes em ambas as localidades para apoiar organizações parceiras e o Ministério da Saúde — por exemplo, treinando equipes dos centros de saúde para identificar transtornos psicológicos. 

Dados referentes a 2024

16.200

Consultas ambulatoriais

2,2 milhões de euros

Despesas

1.810

Consultas individuais de saúde mental

1.050

consultas para serviços contraceptivos

65

Equivalente em tempo integral

270

pessoas tratadas por violência sexual

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​