Em 2024, MSF inaugurou uma unidade de cuidados semi-intensivos (HDU) para pacientes que necessitam de suporte vital e lançou oficialmente a Sitsandziwe (Somos Amados), uma clínica de saúde sexual abrangente na região de Manzini, em Essuatíni. 

 

A HDU é a primeira do gênero a prestar cuidados na região de Manzini. Por muito tempo, os cuidados semi-intensivos representaram uma lacuna no sistema de saúde de Essuatíni, com apenas três unidades em funcionamento em todo o país. Essas unidades estão constantemente lotadas, o que pode resultar em mortes prematuras. A HDU de MSF tem como foco oferecer cuidados especializados a pacientes em estado crítico, especialmente aqueles com doenças não transmissíveis, incluindo condições cardiológicas e neurológicas. 

Atualmente, a unidade conta com seis leitos e oferece atendimento 24 horas por dia. Recebemos transferências de todas as unidades de saúde da região, e as altas ocorrem conforme a condição clínica de cada paciente — seja para enfermarias gerais, para hospitais com nível de cuidado mais especializado ou mais básico, ou ainda para suas casas. 

No mesmo projeto, administramos nossa clínica Sitsandziwe — que significa “somos amados”. A clínica oferece uma gama abrangente de cuidados de saúde sexual e reprodutiva, incluindo planejamento familiar; diagnóstico laboratorial e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis; rastreamento do papilomavírus humano (HPV); testes e estratégias de prevenção do HIV; terapia antirretroviral para pessoas que vivem com HIV; além de suporte em saúde mental, com foco especial em comunidades marginalizadas. Sitsandziwe atende às diversas necessidades da comunidade LGBTQI+, estudantes, operários e mulheres jovens, por meio da implementação de um modelo de cuidado centrado no paciente e da utilização de ferramentas médicas inovadoras. 

Em 2024, realizamos quatro painéis de discussão com líderes comunitários, o Ministério da Saúde, profissionais de MSF e pacientes. Essas discussões enfatizaram nossa abordagem de “pessoas e pacientes como parceiros” e fizeram progressos significativos na informação e concepção dos cuidados que prestamos. Como resultado, ampliamos o horário de funcionamento da clínica para atender melhor às necessidades dos pacientes e fortalecemos nossas parcerias ao apoiar eventos de mobilização comunitária. 

Dados referentes a 2024

9.780

consultas ambulatoriais

90

Equivalente em tempo integral

3.810

consultas para atendimentos contraceptivos

3,5 milhões de euros

Despesas

100

pessoas recebendo tratamento antirretroviral para HIV

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​