Médicos Sem Fronteiras (MSF) atua na região de Shiselweni, no Essuatíni, há 15 anos, respondendo a uma variedade de questões de saúde, incluindo HIV e tuberculose (TB) e, desde 2020, COVID-19. 

 Em 2022, durante a quarta onda de COVID-19, oferecemos suporte domiciliar, o que permitiu que os pacientes recebessem tratamento para o vírus sem precisar percorrer longas distâncias. Além das visitas domiciliares, monitoramos os casos por meio de teleconsultas. Com a redução do número de novas infecções a partir de julho, reorientamos nossa atuação para a provisão de vacinas e para o uso de duas usinas produtoras de oxigênio que instalamos em Hlathikhulu e Nhlangano em 2021 para melhorar o atendimento a pacientes com COVID-19 e outras condições dependentes de oxigênio. 

 Como parte de nossa abordagem centrada no paciente, continuamos implementando programas inovadores e digitais que garantem a qualidade do atendimento, como a terapia acompanhada por vídeo para tuberculose resistente a medicamentos, em que um profissional de saúde monitora remotamente um paciente tomando seus medicamentos. Também apresentamos o projeto “The Pocket Clinic” (“Clínica de Bolso”, em tradução livre para o português), que usa dispositivos inteligentes para fornecer aconselhamento pré e pós-teste de HIV. Inovações como essas contribuem para a melhora da adesão ao tratamento, uma vez que facilitam e tornam mais acessível a busca por atendimento. 

 Para conter a propagação do HIV em Essuatíni, país que apresenta a maior prevalência da doença no mundo, MSF ofereceu atividades de educação em saúde e acesso a medidas preventivas, como preservativos e profilaxia pré-exposição para pessoas com teste negativo. 

 Além disso, iniciamos um estudo para avaliar a carga de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e a viabilidade de fornecer o tratamento de ISTs nas comunidades do Essuatíni. O estudo avaliou a prevalência de ISTs assintomáticas e sintomáticas e envolveu o engajamento contínuo dos participantes por meio de entrevistas. Os resultados serão divulgados no final de 2023. 

 Para responder ao aumento dos casos de doenças não transmissíveis, foi lançado um programa piloto para avaliar combinações de doses fixas de dois medicamentos em um único comprimido para tratar a hipertensão.
 Também temos implementado medidas ecológicas para minimizar a pegada de carbono de MSF, usando painéis solares para gerar eletricidade em uma clínica remota em Gege e usando veículos de energia híbrida para o transporte, sempre que possível. 

Dados referentes a 2022

6.620

Doses de vacinas aplicadas durante campanhas de prevenção

123 (posições equivalentes a período integral)

Número de profissionais

690

Pacientes internados em hospital

4,7 milhões de euros

Despesas

140

Pessoas com HIV avançado sob cuidados diretos de MSF

Filtrar por