Você está aqui

Armênia

Técnica de laboratório no Laboratório Nacional de Referência em Abovyan, na Armênia. (Foto: Andrea Bussotti/MSF)
Armênia
Paises em que MSF atua

MSF apoia as autoridades armênias no tratamento de pacientes com tuberculose resistente a medicamentos (TB-DR).

A tuberculose (TB) continua sendo uma significativa preocupação de saúde pública na Armênia, com uma incidência estimada de 44 casos para cada 100 mil pessoas em 2016. A prevalência de TB-DR é de 47% entre os pacientes que já foram tratados para TB.

MSF tem apoiado as autoridades armênias no tratamento de pacientes com TB-DR desde 2005, expandindo progressivamente suas atividades. Desde junho de 2016, o projeto já cobriu todo o país.

Em 2013, com o apoio de MSF, a Armênia esteve entre os primeiros países do mundo a usar a bedaquilina, o primeiro novo medicamento para tratar a tuberculose  desenvolvido nos últimos 50 anos. O Ministério da Saúde da Armênia e MSF, desde então, colaboraram para oferecer acesso a delamanida, outro novo medicamento contra a tuberculose. Desde 2015, os dois medicamentos foram prescritos no âmbito da parceria chamada endTB, um projeto que visa acelerar o uso de bedaquilina e delamanida, além de documentar sua segurança e eficácia no uso rotineiro. No final de 2017, 142 pacientes de TB-DR iniciaram tratamento que incluía um dos novos medicamentos. Para ajudar os pacientes a lidar com as restrições do tratamento – que dura até dois anos e envolve tomar milhares de pílulas sob supervisão médica – MSF introduziu um sistema que lhes permite tomar alguns medicamentos em casa, apenas conectando-se remotamente por vídeo com um membro da equipe médica. Em 2017, 65 pacientes se beneficiaram desse sistema.

Desde 2016, MSF também oferece tratamento para pacientes coinfectados com TB-DR e hepatite C, usando antivirais de ação direta, uma nova classe de medicamentos mais eficaz e menos tóxica para o tratamento da hepatite C. Em 2017, 26 pacientes coinfectados iniciaram o tratamento.

 

Dados de 2017:

Pessoas que começaram o tratamento para TB-DR
58

Notícias