Em Uganda, MSF oferece apoio a adolescentes por meio de cuidados adaptados às suas necessidades. Além disso, presta tratamento a vítimas e sobreviventes de violência sexual de todas as idades. 

No distrito de Kasese, continuamos a administrar a clínica de adolescentes de Kasese, uma unidade dedicada a adolescentes com idades entre 10 e 19 anos. A clínica está localizada em um centro do Ministério da Saúde, na cidade de Kasese, próximo à fronteira com a República Democrática do Congo. 

A clínica adota um programa de “abordagem de atendimento integrado”, oferecendo uma ampla gama de serviços médicos adaptados às necessidades dos adolescentes, com ênfase especial na saúde sexual e reprodutiva, e foco específico no apoio a adolescentes grávidas. Também auxiliamos os pacientes a controlarem as condições de doenças crônicas, como a anemia falciforme, e oferecemos tratamento, além de apoio psicossocial e em saúde mental, para vítimas e sobreviventes de violência sexual de todas as idades. 

A clínica dispõe de uma área de lazer, que é um espaço acolhedor, onde os jovens que recorrem aos serviços de saúde podem relaxar. Nossas equipes de promoção da saúde organizam atividades nesse espaço e nas comunidades e escolas do distrito, com o objetivo de encorajar a discussão entre os jovens sobre questões importantes de saúde. Existe também um centro de recursos com uma pequena biblioteca e computadores, que permite aos jovens estudarem e ajuda as jovens mães a desenvolverem competências em atividades, como produção de cestos e costura. Essas habilidades podem ajudar na geração de renda. 

O Epicentre, centro especializado em epidemiologia de MSF, administra há mais de 20 anos um centro de pesquisa em Uganda, sediado na Universidade de Ciência e Tecnologia de Mbarara. Atualmente, vários estudos estão em andamento, incluindo uma pesquisa voltada para a melhoria do diagnóstico e tratamento da tuberculose; uma investigação sobre a possibilidade de reduzir a quantidade da vacina contra a febre amarela necessária por pessoa; e uma avaliação da eficácia e segurança da vacina contra o mpox. Nossa equipe de pesquisa também atua como docente na faculdade de medicina. 

Dados referentes a 2024

61.000

Consultas ambulatoriais

1.380

consultas para tratamentos contraceptivos

282

Equivalente em tempo integral

47.300

consultas ambulatoriais

79

consultas médicas para anemia falciforme

7.760

consultas pré-natais

6,3 milhões de euros

Despesas

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​