Em 2024, diante da ausência de sinais de diminuição do conflito armado internacional na Ucrânia, MSF intensificou o apoio às pessoas afetadas pela violência, atuando no preenchimento de lacunas críticas na prestação de cuidados. 

 

As equipes de MSF permaneceram perto da linha de frente, prestando cuidados médicos de emergência, enquanto expandiam os serviços em outras regiões, para apoiar a recuperação a longo prazo, incluindo reabilitação para sobreviventes de traumas e cuidados em saúde mental. 

À medida que a guerra evoluiu, também evoluiu nossa resposta. Além de prestar cuidados essenciais a vítimas de traumas nos hospitais de Kherson, administramos clínicas móveis e organizamos encaminhamentos por ambulâncias em todas as regiões ao longo da linha da frente, que se estende por mais de mil quilômetros. Nossas equipes móveis realizaram rastreamento de tuberculose e ofereceram tratamento para doenças crônicas, como hipertensão, principalmente a pacientes idosos e vulneráveis — muitos dos quais haviam recorrido a porões ou abrigos para se proteger dos bombardeios. Nossas ambulâncias atuaram com frequência no atendimento pós-ataques aéreos, transportando feridos para hospitais próximos. 

Em um abrigo administrado por organizações locais em Zernove, na região de Kharkiv, oferecemos apoio psicológico a pessoas oriundas da Rússia e de regiões da Ucrânia sob ocupação russa. Em Pavlohrad, nossas equipes prestaram cuidados básicos de saúde e assistência em saúde mental às pessoas fugindo dos combates que avançavam sobre Pokrovsk e Kurakhove, na região de Donetsk. Em abril, porém, o escritório de MSF em Pokrovsk foi destruído por um ataque com míssil, ferindo cinco pessoas — entre elas, um membro de nossa equipe. 

Também ampliamos nossas atividades na área de saúde mental em 2024. Concentramos nossos esforços no tratamento do transtorno de estresse pós-traumático em nosso centro especializado em Vinnytsia, além de estabelecer uma rede profissional e comunitária voltada à prestação de cuidados de traumas às pessoas deslocadas. Nesse mesmo ano, expandimos nosso apoio para alcançar pessoas que sofreram exposição prolongada a experiências traumáticas, auxiliando-as no manejo de seus sintomas. 

Em Cherkasy e Odesa, os serviços de reabilitação prestados por MSF englobaram fisioterapia, cuidados em saúde mental e apoio de enfermagem a pessoas que haviam se submetido recentemente a cirurgias traumáticas, incluindo amputações. 

Continuamos a enviar profissionais e suprimentos médicos a hospitais próximos da linha de frente, com o objetivo de oferecer capacitação e recursos para a resposta a chegadas em massa de vítimas. 

Dados referentes a 2024

75.400

Consultas Ambulatoriais

414

Equivalente em período integral

12.500

Consultas individuais de saúde mental

15,6 milhões de euros

Despesas

1.150

intervenções cirúrgicas

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​