MSF tem muitos anos de experiência no atendimento à TB no Tadjiquistão, desenvolvendo estratégias para reduzir a incidência da doença nas regiões mais afetadas por meio do envolvimento com as comunidades e da promoção de práticas de cuidados de saúde sustentáveis. 

 

No distrito de Kulob, na região de Khatlon, sudoeste do Tadjiquistão, demos continuidade a nosso projeto “Zero TB”, concebido para demonstrar a viabilidade de eliminar a TB em áreas geograficamente delimitadas, com estratégias adequadas de tratamento e prevenção. Nossa abordagem holística inclui assistência social, apoio à saúde mental e aconselhamento para adesão ao tratamento, bem como cuidados médicos, garantindo a eficácia do tratamento. Nosso projeto incorpora tecnologia avançada, como radiografias digitais, para facilitar a detecção precoce de doenças. 

 Em junho, transferimos ao Ministério da Saúde e da Proteção Social da População nosso projeto abrangente de combate à TB em Dushanbe, que havíamos conduzido ao longo de 13 anos. O projeto centrou-se na melhoria da detecção, do tratamento e do apoio à TB, com ênfase especial em crianças e seus familiares adultos, bem como em profissionais e detentos do sistema prisional. Por meio de métodos inovadores, como o F-DOT (terapia diretamente observada pela família), que permite aos pacientes administrarem a medicação em casa sob a supervisão de um familiar, MSF capacitou os pacientes e os estimulou a se envolverem com a comunidade no controle da TB. Durante nossa atuação em Dushanbe, alcançamos marcos importantes, incluindo a introdução de ferramentas diagnósticas mais avançadas e de novos medicamentos, como a bedaquilina e o delamanide. 

MSF continuou a apoiar o Programa Nacional de Tuberculose e o Ministério da Saúde e Proteção Social da População na implementação de regimes terapêuticos mais curtos e exclusivamente orais para a TB resistente e a TB sensível a medicamentos. O primeiro grupo de pacientes elegíveis foi iniciado em 2024. 

 

Dados referentes a 2024

11

Pessoas iniciaram o tratamento para tuberculose multirresistente (TB-MDR)

115

Equivalente em tempo integral

3,1 milhões de euros

Despesas

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​