Criança recebe suplemento de vitamina A, na Somália
Foto: MSF

MSF está operando uma série de serviços médicos essenciais na Somália para assistir pessoas afetadas por conflitos e choques climáticos. 

 Em 2024, secas e inundações forçaram mais de meio milhão de pessoas a deixarem suas casas, elevando o número total de deslocados na Somália para mais de 3,5 milhões.1 Muitos vivem em condições de superlotação e insalubridade nos campos, com acesso limitado a serviços de saúde, o que os torna vulneráveis ao sarampo, cólera e infecções respiratórias. Centenas de milhares enfrentam desnutrição severa, pois eventos climáticos extremos recorrentes provocaram quebra da safra, morte do gado e escassez de água potável. 

Em Baidoa, a capital do Estado do Sudoeste e onde vivem mais de 1,1 milhão de pessoas deslocadas, nossas equipes estão respondendo à crise humanitária contínua, exacerbada pelo conflito, pela falta de cuidados de saúde e pela escassez de outros serviços essenciais. No hospital regional de Bay, oferecemos atendimento obstétrico de emergência, serviços neonatais e atendimento hospitalar para crianças desnutridas. Em 2024, nossas equipes de apoio comunitário atuaram em sete localidades, para garantir a detecção precoce e o tratamento de complicações em gestantes e recém-nascidos, além de encaminhá-los para cuidados especializados. 

Em Galkayo Norte, na região de Puntland, nossos serviços abrangem o apoio ao pronto-socorro e às unidades de maternidade e pediatria do hospital regional de Mudug, o tratamento da desnutrição e da tuberculose, além da gestão de clínicas móveis para atender às necessidades das comunidades deslocadas. Em Galkayo Sul, no estado de Galmudug, colaboramos com um hospital local para oferecer atendimento de emergência, cuidados materno-infantis — incluindo vacinação — e resposta a emergências nos campos. Além disso, enviamos equipes móveis a áreas remotas onde as unidades de saúde deixaram de funcionar. 

Até abril, apoiamos cuidados básicos e especializados em Kalabaydh, região de Sool, e mais tarde no ano doamos suprimentos médicos para unidades de saúde na região. 

Como parte de nosso trabalho regular de atendimento comunitário, MSF contribuiu para a melhoria das unidades de saúde na Somália, modernizando os sistemas de água e saneamento, além de capacitar os profissionais locais, apoiando os esforços do Ministério da Saúde para fortalecer os serviços prestados. 

Dados referentes a 2024

57.400

entradas na unidade de emergência

132

Equivalente em tempo integral

270

intervenções cirúrgicas

6.990

consultas individuais de saúde mental

15,5 milhões de euros

Despesas

65.800

consultas pré-natais

1.810

pessoas tratadas por violência física intencional

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​