Criança leva panela com comida na cabeça, cena rotineira em Kenema, Serra Leoa
Foto: Mohammed Sanabani/MSF

MSF atua para reduzir as taxas de mortalidade materna e infantil em Serra Leoa, que estão entre as mais altas do mundo. Conduzimos ainda um projeto voltado para ampliar o acesso ao tratamento da tuberculose (TB). 

 

No distrito de Kenema, na Província Oriental, mulheres grávidas, lactantes e crianças menores de 5 anos recebem cuidados médicos vitais no hospital materno-infantil com 164 leitos, construído por MSF. Também administramos clínicas móveis, para atender às comunidades que vivem em aldeias remotas, onde não há cuidados de saúde disponíveis. Nossas equipes realizam testes rápidos para malária e tratamentos, vacinam crianças menores de 5 anos, oferecem planejamento familiar, cuidados pré-natais e encaminhamento para unidades especializadas. Em 2024, também apoiamos seis unidades de atenção primária à saúde no distrito, por meio da doação de suprimentos médicos, reformas em instalações e capacitação de profissionais do Ministério da Saúde. 

No distrito de Tonkolili, na Província do Norte, nossas equipes continuaram a apoiar 12 unidades de saúde, fornecendo medicamentos, concluindo trabalhos de reabilitação, fornecendo serviços de água e saneamento, além da capacitação de profissionais de saúde. Com nosso apoio, o objetivo é reduzir o número de mortes maternas e infantis na Milha 91, na cidade de Magburaka e nas aldeias vizinhas. Em 2024, perfuramos sete poços artesianos no distrito, para garantir o acesso da população à água potável segura. No hospital público de Magburaka, continuamos a oferecer atendimento especializado para gestantes, lactantes e crianças menores de 5 anos. Também apoiamos o encaminhamento para o hospital de pacientes que precisam de cuidados mais avançados de unidades de saúde gerais. 

No distrito de Bombali, na Província do Norte, MSF está trabalhando para ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento da TB sensível e resistente a medicamentos para adultos e crianças. Pessoas com alto risco de contrair a doença recebem terapia preventiva por meio do Programa Nacional de Controle da Hanseníase e da Tuberculose, cuja implementação conta com o apoio de MSF. 

Dados referentes a 2024

116.300

Consultas ambulatoriais

6.070

Partos assistidos

86.500

Casos de malária tratados

1.285

Equivalente em tempo integral:

2.120

Pessoas começaram o tratamento para tuberculose (TB)

22 milhões de euros

Despesas

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​