Até agosto de 2024, MSF administrou programas na Rússia para melhorar o tratamento de pacientes com tuberculose multirresistente (TB-MR) e HIV, além de prestar assistência às pessoas deslocadas pelo conflito na Ucrânia. 

 

Em janeiro, expandimos nosso programa de TB resistente a medicamentos (TB-DR), anteriormente conduzido na região norte de Arkhangelsk, para Ivanovo, no centro da Rússia. Nossas equipes compartilharam conhecimentos especializados com as autoridades de saúde, além de suporte técnico, com ênfase especial na implementação de novos esquemas terapêuticos, melhorando a adesão dos pacientes ao tratamento e integrando cuidados centrados na pessoa. A colaboração teve como objetivo contribuir para a base de evidências para um tratamento mais eficaz e menos tóxico da TB-DR, com o objetivo de ampliar esses protocolos cientificamente comprovados em toda a Rússia. 

Em Moscou e São Petersburgo, trabalhamos em parceria com organizações não governamentais (ONGs) locais para prevenir o HIV entre grupos populacionais chave e oferecer-lhes cuidados médicos. As áreas urbanas da Rússia atraem muitas pessoas em busca de trabalho e oportunidades de renda. No entanto, indivíduos pertencentes a grupos vulneráveis — especialmente migrantes em situação irregular — frequentemente enfrentam enormes obstáculos para acessar cuidados de saúde e apoio nas grandes cidades. 

No sudoeste da Rússia, colaboramos com parceiros locais para apoiar pessoas deslocadas pelo conflito armado na Ucrânia. Por causa das restrições de registro para atuar oficialmente no país, tivemos que contar com ONGs locais nas cidades de Belgorod, Rostov-do-Don e Taganrog para garantir que as pessoas afetadas pelo conflito recebessem apoio médico e de saúde mental. Isso incluiu consultas ambulatoriais prestadas por nossa equipe, bem como apoio social. Até agosto, em parceria com nossas organizações locais, havíamos atendido às necessidades de milhares de pessoas deslocadas da Ucrânia e dentro da própria Rússia. 

Naquele mês, recebemos uma carta do Ministério da Justiça da Federação Russa informando sua decisão de retirar o escritório afiliado de MSF do registro de filiais e representações de ONGs estrangeiras da Federação Russa. Em setembro, 32 anos após o início de nossas atividades na Federação Russa, fomos forçados a encerrar nossas operações no país. 

Dados referentes a 2024

34

Equivalente em tempo integral

3 milhões de euros

Despesas

31

pessoas iniciaram tratamento para TB-MR

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​