Em 2024, MSF conduziu dois projetos na Libéria, com foco na melhoria do atendimento pediátrico e no fortalecimento do apoio a pessoas com problemas de saúde mental e distúrbios neurológicos. 

 

Oferecemos atendimento hospitalar a crianças em Monróvia, no departamento de pediatria do Centro de Saúde Barnesville, projeto iniciado em 2022, até que em setembro as atividades fossem transferidas ao Ministério da Saúde. Durante esse período, tratamos crianças gravemente doentes internadas na unidade de terapia intensiva (UTI), acometidas por malária grave, desnutrição aguda grave ou afetadas por epilepsia não diagnosticada. Desde 2022, quando incorporamos esse departamento pediátrico com 25 leitos ao centro de saúde, implementamos um sistema de triagem, uma sala de emergência com cinco leitos, uma UTI com cinco leitos, uma enfermaria pediátrica com nove leitos, um centro terapêutico de alimentação para pacientes internados com nove leitos e uma unidade de isolamento com dois leitos dentro do departamento. Antes de transferirmos a gestão do departamento, garantimos o acesso contínuo a água potável e eletricidade para pacientes e equipe, além de realizarmos treinamentos para médicos e enfermeiros do Ministério da Saúde. 

Ao longo de 2024, mantivemos também a execução de nosso projeto de saúde mental e epilepsia em cinco unidades de saúde no condado de Montserrado, visando a ampliar o acesso de pessoas com condições neurológicas e de saúde mental ao tratamento. Nossa equipe multidisciplinar, composta por neurologistas, psiquiatras e psicólogos, oferece atendimento ambulatorial, encaminhando os pacientes ao hospital sempre que necessário, garantindo, assim, o atendimento mais eficaz. Além disso, nossos profissionais de apoio psicossocial e voluntários de saúde colaboram com as famílias e comunidades dos pacientes para combater o estigma social enfrentado por pessoas com condições neurológicas e de saúde mental. O projeto incorpora a abordagem “Pessoas e Pacientes como Parceiros”, de MSF, que visa a promover o envolvimento ativo dos pacientes nas decisões relativas a seu plano de cuidados, em colaboração com o Ministério da Saúde. 

Dados referentes a 2024

2.770

Receberam cuidados para transtornos de saúde mental ou epilepsia

88

Equivalente em período integral

1.100

crianças internadas em hospital

Despesas

3,8 milhões de euros

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​