Paciente com COVID-19 recebe oxigênio na enfermaria de COVID-19 de MSF no hospital Al-Kindi, em Bagdá. Iraque, fevereiro de 2021. © Hassan Kamal Al-Deen/MSF

Em 2024, enquanto o Iraque seguia em sua complexa trajetória de reconstrução após anos de instabilidade e conflito, MSF prestou serviços médicos vitais em diversas regiões do país. 

 

Embora existam sinais de melhoria no sistema de saúde iraquiano, as pessoas ainda enfrentam necessidades médicas não atendidas. 

Nosso trabalho, que é realizado em três províncias, abrange a prestação ampla de cuidados maternos, neonatais e pediátricos, bem como intervenções cirúrgicas e educação em saúde, com o objetivo de atender às necessidades das comunidades que têm acesso limitado aos cuidados de saúde. Também apoiamos a saúde mental da população, oferecendo atendimentos psicológicos individuais e em grupo, primeiros socorros psicológicos e uma ampla gama de atividades de promoção da saúde. 

A atenção à saúde materna é o foco de nossas atividades nas províncias de Ninewa e Dhi Qar. Nossas equipes oferecem cuidados pré e pós-natais, assistência ao parto e planejamento familiar, além de suporte à saúde mental e ações de promoção da saúde em duas clínicas localizadas em Mossul — Al-Ubur, na periferia oeste, e Al-Ama, no bairro de Al-Nahrawan —, ambas na província de Ninewa. Até o final do ano, oferecemos os mesmos serviços em Garmat Bani Saeed, em Dhi Qar. 

Paralelamente, em nosso hospital de campanha localizado no bairro de Nablus, em Mossul, oferecemos serviços básicos de maternidade, incluindo cesarianas, cuidados neonatais e atendimento pediátrico de emergência. 

Continuamos também a apoiar o programa nacional de combate à tuberculose, por meio da implementação de novos protocolos de tratamento e capacitação de profissionais, além de assegurar o fornecimento contínuo de medicamentos e realizar campanhas de triagem em locais de detenção. 

Além de nossos projetos regulares no Iraque, colaboramos com as diretorias de saúde em diversas províncias e com os ministérios da Saúde tanto do governo federal iraquiano quanto da região do Curdistão, por meio da capacitação de profissionais de saúde e do aprimoramento das medidas de prevenção e controle de infecções nas unidades de saúde. 

Dados referentes a 2024

56.400

Consultas ambulatoriais

3.020

consultas pré-natais

3.020

Consultas pré-natal

566

Equivalente em tempo integral

10.800

partos assistidos

23,6 milhões de euros

Despesas

Você pode gostar

Filtrar por

Lista de projetos​